Quem é Greg Abel, que sucederá Buffett na Berkshire Hathaway
Diretor executivo de 62 anos assume o cargo de CEO da empresa no final do ano corrente.

Warren Buffett informou que se aposentará até o final do ano e transferirá o cargo de CEO da Berkshire Hathaway para o vice-presidente do conselho, Greg Abel.
A declaração foi divulgada no sábado (3), durante a reunião anual tradicional que o maior investidor do mundo realiza com acionistas em Omaha, Nebraska, nos EUA.
“Acredito que o momento é agora e Greg se tornará CEO da empresa até o final do ano”, afirmou Buffett, que atualmente tem 94 anos, após quase 60 anos dedicados à gestão da Berkshire Hathaway.
“E quero transmitir esta recomendação aos diretores. Esta é a minha recomendação”, completou, ao ser interrompido por aplausos.
LEIA TAMBÉM:
● As duas palavras que empresas estão utilizando e que indicam preocupação com uma possível crise
● Starlink enfrenta alta demanda após apagão na Espanha e em Portugal
● Nova regra para trabalho no comércio aos domingos será implementada
Buffet afirmou que Abel desconhecia essa decisão, assim como nenhum outro executivo da empresa.
Greg Abel completou 62 anos e nasceu no Canadá, em uma família de classe trabalhadora. Ele já atuou na supervisão de várias empresas adquiridas pela Berkshire Hathaway.
Trabalhando como ajudante, ele recolhia garrafas descartadas e abastecia hidrantes, conforme reconhecido pela Horatio Alger Association of Distinguished Americans, que homenageou Abel em 2018.
Abel concluiu o curso de graduação em 1984 na Universidade de Alberta, tendo atuado posteriormente nas empresas PricewaterhouseCoopers e CalEnergy.
Ele entrou para a Berkshire Hathaway Energy, então MidAmerican Energy, em 1992, e foi nomeado diretor da MidAmerican em 2008.
No último ano, ele também assumiu algumas das responsabilidades de alocação de capital que antes eram de Buffett.
Buffet afirmou no ano passado que também desejava que Abel tivesse a palavra final nas decisões sobre o portfólio de ações da Berkshire, uma função que antes se pensava que seria deixada para outros.
Diversos executivos que lidam com o Abel o veem como um analista perspicaz, que examina minuciosamente as métricas financeiras e busca compreender detalhadamente os negócios e sua gestão.
Quais são os bilionários brasileiros mais ricos, de acordo com a Forbes.
Com informações da Reuters
Fonte: CNN Brasil