Ucrânia afirma ter destruído um avião de combate russo pela primeira vez com o uso de um drone naval

O Ministério da Defesa da Rússia não se manifestou sobre o incidente, apesar da alegação ter recebido apoio de um blogueiro militar russo.

04/05/2025 20h43

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Ucrânia declarou, no domingo (5), ter derrubado um caça russo Su-30 no Mar Negro com um drone naval.

“Esta é a primeira vez no mundo que uma aeronave de combate foi destruída por um drone marítimo”, declarou a Inteligência de Defesa da Ucrânia em comunicado no sábado, informando que o drone “pegou fogo no ar e caiu no mar”.

A inteligência militar ucraniana informou que uma de suas unidades destruiu um caça com um drone Magura, na sexta-feira, próximo ao porto de Novorossiysk – uma cidade portuária importante para a Rússia, onde Kiev afirma localizar destroços da frota russa do Mar Negro.

A CNN não conseguiu verificar de forma independente as alegações da Ucrânia.

LEIA TAMBÉM:

O Ministério da Defesa da Rússia não se manifestou sobre o incidente, apesar da alegação ter recebido apoio de um blogueiro militar russo.

O Fighterbomber informou, no sábado, que um jato foi atingido e a tripulação acabou na água, cercada por drones marinhos inimigos, após os ucranianos terem trazido mais de três dúzias de drones marinhos para a área de Novorossiysk.

A inteligência militar ucraniana declarou, em dezembro do ano passado, que conseguiu destruir dois helicópteros russos “pela primeira vez no mundo” utilizando o drone de mísseis marítimo Magura V5, desenvolvido por militares e engenheiros ucranianos.

Kiev tem utilizado cada vez mais drones para tentar igualar forças com a Rússia, que possui maior poderio e recursos. Desde a anexação ilegal da Crimeia pela Rússia em 2014 e após as novas perdas decorrentes da invasão russa em 2022, a Ucrânia não dispõe mais de uma marinha operante no Mar Negro.

Drones demonstraram eficácia contra diversos navios da frota russa no Mar Negro. São operados remotamente via conexão Starlink e podem ser programados para missões de longa duração nessa área marítima.

Naqueles meses, a Ucrânia informou o naufrágio do Ivanovets, um navio de mísseis guiados russo, no Mar Negro. Um ataque anterior significativo ocorreu com o Moskva em abril de 2022, fornecendo um impulso motivacional para Kiev nas primeiras semanas do conflito.

Após o ataque ao Ivanovets, a CNN entrevistou a unidade secreta de drones marítimos da Ucrânia responsável pelo ataque, em um local próximo à cidade costeira ucraniana de Odessa. Um dos pilotos de drones envolvidos na operação informou à CNN que 10 drones Magura foram utilizados no ataque, sendo seis deles responsáveis pelo impacto e posterior afundamento do navio de guerra russo.

Um piloto de drones da Ucrânia informou à CNN que os drones são muito difíceis de serem vistos em mar aberto, o que dificulta sua mira pelos russos.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.