Processo criminal e avaliação de risco: criminosos podem ser transferidos para prisão de terroristas no exterior

Criminosos de organizações criminosas, como o PCC e o CV, presos nos Estados Unidos, podem ser condenados a cumprir pena em penitenciária destinada a terroristas em El Salvador.

05/05/2025 4h11

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O governo Trump avalia se traficantes de organizações como o PCC e o CV, quando presos nos Estados Unidos, cumprirão pena no mega-presídio do Centro de Confinamento de Terroristas (Cecot), em El Salvador, na América Central. Essa medida entrará em vigor se esses criminosos forem considerados terroristas, o que está em análise.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com sede em São Paulo e no Rio de Janeiro, o PCC e o CV contam com ramificações internacionais, não apenas nos Estados Unidos, mas em outros países estratégicos para o comércio de drogas como cocaína.

Inaugurado em julho de 2022 pelo governo de Nayib Bukele, aliado de Trump, o Cecot possui capacidade para 40 mil pessoas. Aproximadamente mil agentes penitenciários, 600 soldados e 250 policiais da tropa de choque monitoram a “superprisão” em El Salvador.

Desde a inauguração, a instalação tem sido alvo de críticas de grupos de direitos humanos. A alegação é que os presos seriam maltratados e não teriam seus direitos garantidos. No local estão os prisioneiros mais perigosos do país, cumprindo penas de até 700 anos.

LEIA TAMBÉM:

A prisão poderá resultar na deportação de traficantes do Primeiro Comando da Capital e do Comando Vermelho para o Centro de Reabilitação Comunitária (Cecot) após serem presos nos Estados Unidos.

Fonte: Metrópoles

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.