Explore alternativas ao Skype, que foi descontinuado nesta segunda-feira

A Microsoft informou o fim das operações do software que possibilitava a comunicação online. Outras alternativas podem assumir seu lugar.

05/05/2025 14h04

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O Skype, software de comunicação, foi desativado na segunda-feira (5/5). Outros meios de comunicação devem assumir seu lugar, considerando que a plataforma foi pioneira na comunicação online, oferecendo videochamadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Skype tem sido parte integrante da evolução das comunicações modernas e do suporte a inúmeros momentos importantes, e estamos honrados por termos feito parte dessa jornada. Também entendemos que a mudança pode ser desafiadora e queremos que você saiba que estamos aqui para apoiá-lo em cada etapa do caminho.

A Microsoft emitiu em fevereiro um comunicado sobre o encerramento das atividades, sugerindo também aos clientes a migração para a plataforma Microsoft Teams. Atualmente, diversas ferramentas possibilitam a comunicação remota.

LEIA TAMBÉM:

Considere algumas alternativas:

Microsoft Teams

O aplicativo novo oferece as mesmas funcionalidades do Skype, como reuniões individuais ou em grupo com duração limitada, além de recursos de chat e compartilhamento de conteúdo. É possível transferir para a plataforma utilizando as credenciais do dispositivo anterior, contudo, isso não engloba as conversas antigas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para realizar reuniões mais extensas, sem restrições de tempo e com recursos avançados, é preciso assinar e adquirir o Microsoft 365.

Google Meet

O aplicativo do Google possibilita reuniões online com até 100 participantes, oferecendo recursos como compartilhamento de tela, fundos virtuais e garantia de boa qualidade de áudio e vídeo. A versão gratuita possui restrições de tempo para chamadas em grupo.

O serviço pago disponibiliza recursos como vídeo em alta definição Full HD, cancelamento de ruídos e legendas instantâneas ilimitadas, além de gravação de reuniões. Ao optar pelo plano, é possível incluir mais de 100 participantes na chamada e realizar reuniões mais longas, incluindo chamadas internacionais.

Disponível para Windows, Mac, Linux, Android e iOS.

Zoom

A plataforma Zoom Communications oferece boa qualidade de áudio e vídeo e se tornou popular durante a pandemia de Covid-19. Inclui compartilhamento de tela, alteração de fundo e gravação de reuniões com até 100 participantes. O plano gratuito restringe o tempo de reuniões em grupo a 40 minutos e disponibiliza menos recursos avançados. No plano pago, suporta até 1000 pessoas.

Disponível para Windows, Mac, Linux, Android e iOS.

Não concordo.

A plataforma criada pela Discord Inc. é amplamente utilizada no universo dos jogos para videoconferências. Permite conectar e realizar chamadas internacionalmente, além de compartilhar telas.

O Discord se tornou uma ferramenta utilizada por várias comunidades e equipes para comunicação por voz, vídeo e texto. Também permite a formação de grupos e o uso de bots com comandos específicos.

WhatsApp e Instagram

WhatsApp e Instagram, da Meta, são opções mais simples utilizadas por muitos. Com a atualização, é possível o compartilhamento de tela, a alteração do plano de fundo, além das mensagens para mandar. É possível realizar chamadas internacionais.

Disponível para Android, iOS e navegadores (WhatsApp Web).

Rebtel

Disponibiliza exclusivamente chamadas de voz, incluindo serviços de chamadas internacionais, recargas de celular e outros serviços correlatos, como mensagens e pagamentos móveis. A Rebtel emprega números de acesso locais em determinados países, possibilitando que as ligações sejam realizadas pela rede telefônica convencional, sem necessidade de conexão à internet.

Disponível para Android, iOS (iPhone) e Windows Phone.

Fonte: Metrópoles

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.