Merz é eleito chanceler da Alemanha após a primeira votação
Líder conservador não conseguiu obter a maioria dos votos dos parlamentares, apesar do apoio da coalizão.

O líder conservador alemão Friedrich Merz foi eleito chanceler pelo Parlamento da Alemanha nesta terça-feira (6), em um segundo turno, após sua nova aliança com os sociais-democratas ter sofrido uma derrota inesperada na primeira votação.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A falha de Merz em conseguir apoio parlamentar na primeira ocasião representou um acontecimento inédito na Alemanha pós-guerra e uma vergonha para um indivíduo que havia assegurado a retomada do crescimento econômico em meio a uma crise internacional.
A coalizão CDU/CSU conquistou as eleições federais em fevereiro e estabeleceu um acordo de governo com os social-democratas de centro-esquerda.
LEIA TAMBÉM:
● Voos para Paquistão e Índia foram cancelados devido à escalada do conflito
● Índia x Paquistão: Compare os cenários antes e depois dos locais afetados por ataques
● Conclave: Recorde quando o Brasil quase teve um papa
O acordo estabeleceu medidas para impulsionar o crescimento, incluindo a diminuição dos impostos sobre as empresas e a redução dos custos da energia.
Ainda promete forte apoio à Ucrânia e incrementais gastos militares.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Merz, com 69 anos, que começou sua trajetória política como parlamentar europeu em 1989, ainda precisa comprovar suas capacidades de liderança no âmbito executivo político, visto que sua nomeação representa sua primeira experiência em um cargo de governo.
Apenas um ministro do governo anterior permanecerá no cargo: o ministro da Defesa, Boris Pistorius. O restante do gabinete de Merz é composto por novos membros, muitos com experiência no setor privado.
Fonte: CNN Brasil