Mundial: o que pode acontecer com o grupo do Flamengo após a exclusão do León

O clube mexicano não está mais participando da competição, e a vaga do clube do vermelho e preto permanece aberta.

06/05/2025 14h48

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A Corte Arbitral do Esporte anunciou nesta terça-feira (6) uma decisão relevante que impactará a disputa pelo Mundial de Clubes da Fifa, a ser realizado em breve nos Estados Unidos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Confederação Asiática de Futebol confirmou a decisão da entidade máxima e removeu o Leão, do México, do torneio. A decisão é soberana e não pode ser contestada.

A Fifa considera que o time de James Rodríguez é controlado pelo mesmo grupo do Pachuca, outro clube mexicano também participante do Mundial. Para o Tribunal, as duas equipes não atenderam aos critérios do regulamento da competição em relação à propriedade múltipla de clubes.

Leia também:

Quem substitui o León?

Sem a presença do León, uma posição ficou vazi no grupo D do Mundial de Clubes, que inclui Flamengo, Chelsea, da Inglaterra, e Espérance, da Tunísia.

A Fifa ainda não confirmou como preencherá a vaga, mas a entidade já abriu a possibilidade de um playoff entre o América-MEX e o Los Angeles FC, dos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O que se observa é que, caso o CAS confirme a decisão do Comitê de Apelações, a intenção da Fifa é realizar um jogo entre o time que perdeu a final da Champions da Concacaf, o Los Angeles, e o próximo colocado no ranking, que é o América.

forma clara

A América-MG ocupa a primeira posição no ranking da Fifa entre os clubes que não estão presentes no Mundial. Uma possível readmissão da equipe mexicana violaria a regra de limite de dois clubes por país na competição, a menos que três ou mais conquistas continentais fossem obtidas.

O Alajuelense, do país, buscou essa oportunidade. Contudo, o CAS também recusou o recurso do clube da América Central. A equipe ocupa a posição mais elevada no ranking da Fifa, considerando o critério que eliminaria a América da competição.

Por que Boca Juniors e River Plate disputam o Mundial? Entenda.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.