Governo dos EUA visita Brasil em busca de minerais raros

A informação foi confirmada à CNN pelo diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, que esteve presente nas reuniões.

06/05/2025 17h02

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Em abril, diplomatas dos Estados Unidos, liderados pelo presidente Donald Trump, visitaram o Brasil para iniciar negociações no setor de minerais raros e estratégicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A informação foi confirmada à CNN pelo diretor-presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Raul Jungmann, que participou das reuniões. Segundo ele, a missão teve caráter exploratório.

A visita apresentou um caráter investigativo. Eles questionaram sobre a viabilidade de parcerias e as razões pelas quais o Brasil, apesar de seu potencial, mantém trocas comerciais em baixos volumes nesse setor, declarou Jungmann.

Leia também:

A movimentação se dá em meio a uma nova corrida global por minerais raros, insumos cruciais para a produção de baterias, semicondutores e tecnologias avançadas.

Atualmente, esse mercado é quase inteiramente controlado pela China. Diminuir a dependência em relação a Pequim tem sido uma das principais prioridades da administração Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os Estados Unidos assinaram com a Ucrânia um “acordo de parceria econômica” que concede a Washington acesso aos minerais de terras raras de Kiev em troca da criação de um fundo de investimento no país.

Trump também defende publicamente a proposta de anexar a Groenlândia, território dinamarquês com extensas reservas de minerais críticos.

O Brasil tem atraído o interesse de várias delegações estrangeiras devido ao seu potencial mineral.

68% dos trabalhadores estão insatisfeitos com o salário, aponta Serasa

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.