Fumaça escura emana da chaminé da Capela Sistina; o papa ainda não chegou
Católicos de todo o mundo terão que esperar até quinta-feira (8) para o ‘Habemus Papam’. A primeira e única votação do conclave nesta quarta-feira (7) terminou com fumaça preta na chaminé da Capela Sistina, frustrando o público na praça São Pedro, no Vaticano.

Católicos fiéis em todo o mundo deverão aguardar até quinta-feira (8) para o “Habemus Papam”. A primeira e única votação do conclave nesta quarta-feira (7) terminou com fumaça preta na chaminé da Capela Sistina, frustrando o público na praça São Pedro, no Vaticano. O sinal foi dado às 16h (20h) em Roma, confirmando que o processo para a escolha do novo papa continua.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A fumaça escura era, em certa medida, previsível considerando o histórico dos conclaves. Nenhum dos dez últimos, por exemplo, foi eleito na primeira votação. De 1903 até então, o que se aproximou disso foi a eleição de Pio XII, em 1939; ele foi escolhido no segundo dia pela manhã, na terceira sessão de voto. Dos mais recentes, Joseph Ratzinger se tornou Bento XVI na quarta votação, e Jorge Mario Bergoglio passou a ser Francisco após a quinta.
O dia iniciou para os cardeais participantes com a missa “Pro Eligendo Pontifice”, às 5h (10h locais) na Basílica de São Pedro. A celebração foi liderada pelo decano do Colégio Cardinalício. Horas depois, os cardeais realizaram uma oração na Capela Paulina antes de seguir, em procissão, para a Capela Sistina. Às 12h46 (17h46 em Roma), o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, o arcebispo italiano Diego Giovanni Ravelli, declarou “extra omnes” (todos fora), ordenando que todos que não participavam da eleição deixassem a Sistina. As portas foram fechadas, sinalizando o início do conclave.
LEIA TAMBÉM:
● Empresa contratada para otimizar o transporte de pacientes em Rio Claro
● Tempo está estável em Rio Claro, com calor e baixa umidade
● Boa Vista: cidadãos relatam travessia fechada por buracos
Com a conclusão desta primeira votação, os cardeais se retirarão para seus aposentos – a maioria hospedada na Casa Santa Marta –, onde descansarão para prosseguir com o conclave nesta quinta-feira (8). A partir do segundo dia, serão realizadas duas votações pela manhã e duas no período da tarde/noite. Caso a primeira votação de cada turno não eleja um candidato, a seguinte iniciará imediatamente.
Se a eleição também terminar sem que alcancem dois terços dos votos, as cédulas de cada cardeal das duas sessões são queimadas em conjunto. a fumaça preta só se manifesta uma vez. Isso se aplica também ao turno da tarde/noite. Isso significa que, se nas quatro votações não houver um eleito, a fumaça preta só aparecerá duas vezes naquele dia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Sete cardeais brasileiros participaram deste conclave. Em ordem de idade, Paulo Cezar Costa, 57 anos; Jaime Spengler, 64 anos; Ségio da Rocha, 65 anos; Leonardo Steiner, 74 anos; Orani Tempesta, 74 anos; e Joãio Braz de Aviz, 78 anos. Dom Raymundo Damasceno Assis, 88 anos, não poderá votar devido à sua idade.
Fonte: Jornal Cidade