Fumaça escura emana da chaminé da Capela Sistina; o papa ainda não chegou

Católicos de todo o mundo terão que esperar até quinta-feira (8) para o ‘Habemus Papam’. A primeira e única votação do conclave nesta quarta-feira (7) terminou com fumaça preta na chaminé da Capela Sistina, frustrando o público na praça São Pedro, no Vaticano.

07/05/2025 20h42

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Católicos fiéis em todo o mundo deverão aguardar até quinta-feira (8) para o “Habemus Papam”. A primeira e única votação do conclave nesta quarta-feira (7) terminou com fumaça preta na chaminé da Capela Sistina, frustrando o público na praça São Pedro, no Vaticano. O sinal foi dado às 16h (20h) em Roma, confirmando que o processo para a escolha do novo papa continua.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fumaça escura era, em certa medida, previsível considerando o histórico dos conclaves. Nenhum dos dez últimos, por exemplo, foi eleito na primeira votação. De 1903 até então, o que se aproximou disso foi a eleição de Pio XII, em 1939; ele foi escolhido no segundo dia pela manhã, na terceira sessão de voto. Dos mais recentes, Joseph Ratzinger se tornou Bento XVI na quarta votação, e Jorge Mario Bergoglio passou a ser Francisco após a quinta.

O dia iniciou para os cardeais participantes com a missa “Pro Eligendo Pontifice”, às 5h (10h locais) na Basílica de São Pedro. A celebração foi liderada pelo decano do Colégio Cardinalício. Horas depois, os cardeais realizaram uma oração na Capela Paulina antes de seguir, em procissão, para a Capela Sistina. Às 12h46 (17h46 em Roma), o mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, o arcebispo italiano Diego Giovanni Ravelli, declarou “extra omnes” (todos fora), ordenando que todos que não participavam da eleição deixassem a Sistina. As portas foram fechadas, sinalizando o início do conclave.

LEIA TAMBÉM:

Com a conclusão desta primeira votação, os cardeais se retirarão para seus aposentos – a maioria hospedada na Casa Santa Marta –, onde descansarão para prosseguir com o conclave nesta quinta-feira (8). A partir do segundo dia, serão realizadas duas votações pela manhã e duas no período da tarde/noite. Caso a primeira votação de cada turno não eleja um candidato, a seguinte iniciará imediatamente.

Se a eleição também terminar sem que alcancem dois terços dos votos, as cédulas de cada cardeal das duas sessões são queimadas em conjunto. a fumaça preta só se manifesta uma vez. Isso se aplica também ao turno da tarde/noite. Isso significa que, se nas quatro votações não houver um eleito, a fumaça preta só aparecerá duas vezes naquele dia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sete cardeais brasileiros participaram deste conclave. Em ordem de idade, Paulo Cezar Costa, 57 anos; Jaime Spengler, 64 anos; Ségio da Rocha, 65 anos; Leonardo Steiner, 74 anos; Orani Tempesta, 74 anos; e Joãio Braz de Aviz, 78 anos. Dom Raymundo Damasceno Assis, 88 anos, não poderá votar devido à sua idade.

Fonte: Jornal Cidade

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.