Papa Leão XIV: Líderes mundiais celebram a posse do novo pontífice
Trump, Putin, Zelensky, Milei e outros líderes de Estado se pronunciaram após a eleição de Robert Prevost como novo sucessor de Francisco.

Líderes mundiais congratularam o novo papa, Leão XIV, nesta quinta-feira (8). Entre os que ofereceram seus parabéns estão os presidentes dos Estados Unidos, Donald Trump, da Argentina, Javier Milei, e da Rússia, Vladimir Putin.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Declarou Trump: “É uma grande honra saber que ele é o primeiro Papa americano. Que emoção e que grande honra para o nosso país. Aguardo ansiosamente o encontro com o Papa Leão XIV. Será um momento muito significativo!”
Nascido em Chicago, Illinois, Robert Prevost residiu por mais de uma década como missionário no Peru, de 2014 a 2023. Possui cidadania peruana desde 2015. Líderes de países do continente foram dos primeiros a se manifestar devido à sua atuação na América do Sul.
Leia também:

O Papa Leão XIV afirma que não é possível resolver os problemas da Igreja através da ordenação de mulheres

Leão XIV é mais conservador que Francisco em relação a questões morais

Novo Papa: Veja imagens de Leão XIV jovem
O presidente colombiano, Gustavo Petro, afirmou que o papa Leão XIV é “mais do que americano” e ressaltou sua passagem pelo Peru. “Espero que ele seja o grande líder dos migrantes no mundo e que ele encoraje nossos irmãos migrantes latino-americanos, hoje humilhados nos Estados Unidos”, escreveu em uma publicação no X.
O presidente da Argentina, Javier Milei, publicou uma imagem de um leão vestido de papa com a frase: “As forças do céu deram seu veredito. Chega de palavras, Sr. Juiz. Fim”. A mensagem faz referência ao nome escolhido do papa, Leão XIV, devido ao apelido de “leão” que o presidente argentino adotou.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O presidente do Paraguai, Santiago Peña, também declarou no X que recebeu com grande satisfação a notícia da eleição do novo Sumo Pontífice da Igreja Católica: o Papa Leão XIV. Que sua liderança traga esperança, diáe unidade em um momento em que precisamos mais do que nunca dos valores cristãos para construir um mundo mais humano.
Desejamos boas-vindas ao Papa Leão XIV com esperança em nossos corações. Que sua mensagem una, console e oriente milhões em tempos de incerteza. Nossas orações estão com você, do Equador.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, congratulou “Sua Santidade Leão XIV, eleito pelo Colégio Cardealício como Chefe do Estado da Cidade do Vaticano e líder espiritual da Igreja Católica. Reafirmo nossa convergência humanista pela paz e prosperidade mundial.”
O presidente do Panamá, José Raúl Mulino, manifestou, em nome do Panamá e de sua família, votos de felicidades a Sua Santidade o Papa Leão XIV. Que seu pontificado seja um farol de paz, unidade e esperança para a humanidade.
O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, também saudou o novo papa. “Parabenizo-o calorosamente por sua eleição como chefe da Igreja Católica. Por meio de seu cargo, o senhor oferece esperança e orientação a milhões de fiéis em todo o mundo nestes tempos de grandes desafios. Para muitas pessoas, o senhor é um farol de justiça e reconciliação. Na Alemanha, as pessoas olham para o seu pontificado com confiança e expectativa positiva.”
O presidente da França, Emmanuel Macron, declarou que se trata de um momento histórico para a Igreja Católica e seus milhões de fiéis. Ao Papa Leão XIV, uma mensagem fraterna para todos os católicos da França e do mundo, desejando que, nesta data 8 de maio, o novo pontificado traga paz e esperança.
O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, afirmou que a eleição do Papa Leão XIV é um momento de grande alegria para os católicos no Reino Unido e no mundo, marcando o início de um novo capítulo na liderança da Igreja e do mundo.
A primeira-ministra da Itália, Giorgia Meloni, declarou que os italianos a considerariam um guia e referência, reconhecendo no papa e na Igreja a autoridade espiritual e moral proveniente de sua mensagem inesgotável de amor, caridade e esperança, emanada da Palavra de Deus.
Fonte: CNN Brasil