Líderes mundiais comemoram a eleição do papa Leão 14

Líderes mundiais comemoram a eleição do papa Leão 14.

08/05/2025 20h29

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Líderes políticos em todo o mundo comentaram nas redes sociais a eleição do norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, como novo líder da Igreja Católica, nesta 5ª feira (8.mai.2025).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O presidente francês, Emmanuel Macron (Renascimento, centro), considerou o momento histórico para a Igreja Católica e desejou que o pontificado de Leão XIII seja marcado por paz e esperança. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump (Republicanos), celebrou a eleição como “uma grande honra” para o país, já que Robert Francis Prevost é o primeiro pontífice nascido em território norte-americano. Trump declarou querer conhecer o novo papa.

Leia também:

O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskyy (Servo do Povo, centro), parabenizou o novo papa em seu perfil oficial no X, enfatizando a importância do apoio contínuo do Vaticano à Ucrânia em relação à guerra com a Rússia.

A Ucrânia valoriza muito a posição firme da Santa Sé na defesa do direito internacional, condena a agressão militar da Federação Russa contra a Ucrânia e protege os direitos de civis inocentes, declarou Zelenskyy.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A presidente do Peru, Dina Boluarte (sem partido), manifestou orgulho pela eleição de Leão 14, destacando sua ligação com o país onde atuou como missionário e se naturalizou peruano. “Sua eleição enche nossa nação, que era seu lar, sua missão e sua fé, de orgulho e esperança”, escreveu no X. Papa Leão 14 construiu grande parte de sua carreira no Peru, onde trabalhou nas décadas de 1980 e 1990, e se naturalizou peruano.

O presidente do governo espanhol, Pedro Sánchez (Partido Socialista Operário Espanhol, centro-esquerda), também comemorou o anúncio, enfatizando a importância do diáe da proteção dos direitos humanos. A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, manifestou o interesse em colaborar com o novo papa para lidar com os desafios mundiais e fomentar a solidariedade.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.