O Papa Leão 14 é proficiente em português e ainda mais em quatro outras línguas

Robert Prevost foi escolhido na quinta-feira (8 de maio) após quatro rodadas de votação; nascido em Chicago, é o primeiro cardeal norte-americano.

08/05/2025 21h19

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O bispo-depois-de-um-escandalo-de-assedio-sexual-e-moral/”>papa Leão 14, eleito nesta 5ª feira (8.mai.2025), é fluente em português, inglês, espanhol, italiano e francês. Também lê em latim e alemão. O novo pontífice é o norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, escolhido no 2º dia do conclave, após 4 votações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Prevost nasceu em Chicago (EUA) em 14 de setembro de 1955. Foi ordenado sacerdote em 1982 e exerceu o cargo de bispo emérito de Chiclayo, no Peru. Em 2023, foi nomeado arcebispo pelo papa Francisco e ingressou no Colégio dos Cardeais.

O nome é uma homenagem a Leão XIII, que liderou a Igreja Católica de 1878 a 1903. Conhecido como o “papa dos trabalhadores”, defendeu a distribuição de renda e a intervenção do Estado para proteger os mais pobres.

Leia também:

O Leão 14 é um líder agostiniano, que adota o estilo de vida cristão inspirado por Santo Agostinho. Essa ordem religiosa se baseia em seis valores essenciais: interioridade, verdade, liberdade, amizade, comunidade e justiça social.

Apesar de ser o primeiro papa nascido nos Estados Unidos, Prevost desenvolveu grande parte de sua trajetória religiosa no Peru, onde residiu nas décadas de 1980 e 1990 e obteve a nacionalidade peruana. É reconhecido como poliglota e competente diplomata.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o New York Times, Leão 14, como Francisco, demonstra tendência a manter o compromisso com os pobres e com os direitos dos imigrantes. Contudo, é mais discreto e menos liberal que seu antecessor. Em 2012, ele criticou o “estilo de vida homossexual” e se opôs ao ensino de identidade de gênero nas escolas.

Viagem ao Brasil

O papa Leão XIV tinha agendada uma viagem ao Brasil para abril, quando ainda era o cardeal Robert Prevost. O líder religioso participaria do retiro anual, de 30 de abril a 9 de maio, no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, porém o evento foi cancelado devido à morte do seu antecessor, Francisco, em 21 de abril.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil convidou o então bispo do Dicastério para nomear os bispos, D. Jaime Spengler, para ser o pregador do encontro em fevereiro de 2025. Não se trataria da primeira visita do papa recém-eleito, que já havia estado no Brasil em 2012 e 2013, em Guarulhos e Belo Horizonte.

.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.