Oposição questiona mapa-múndi divulgado pelo presidente do IBGE

Márcio Pochmann compartilhou nas redes sociais um mapa-múndi com o Brasil no centro. Leia no Poder260.

08/05/2025 21h27

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Opositores criticaram o presidente do IBGE, Mário Pochmann, após a publicação de um mapa-múndi com o Brasil centralizado em seu perfil no X. Ele justificou a iniciativa como forma de evidenciar a posição de liderança do país.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este não foi o primeiro momento em que o instituto modificou a apresentação do mapa-mundi. Em abril de 2024, o IBGE lançou uma versão onde o Brasil também aparecia no centro do mundo, sem que o mapa estivesse de ponta-cabeça.

O deputado federal Kim Kataguiri (União Brasil-SP) criticou a publicação ao compará-la com um episódio da série Os Simpsons, em que o personagem Homer declara que “a Terra é ao contrário”.

Leia também:

O deputado estadual Gil Diniz (PL-SP) afirmou: “Começaram pedindo o fim dos manicômios, depois a liberação da maconha e agora o mundo de cabeça para baixo — assim como a economia no Brasil! Eis o novo normal”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o senador Ciro Nogueira (PP-PI), a iniciativa revela falta de seriedade por parte do IBGE. “Desistiram da geografia. O IBGE virou o Instituto Brasileiro de Memes”, declarou.

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) também criticou: “Se ele faz isso com o mapa-mundi, imagine com os dados”. Segundo ela, a postagem representa o “puro suco da negação da ciência e da realidade”.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.