Dia das Mães: 37% planejam compras online para a data
As compras online se consolidaram como hábito para mais de um terço dos brasileiros, porém, fraudes e golpes digitais representam um problema para o comércio eletrônico.

O Dia das Mães é a terceira data de maior impacto para o comércio eletrônico no Brasil, ficando atrás apenas da Black Friday e do Natal. Em 2025, estima-se que 37% dos consumidores realizem compras online na data, embora fraudes online representem uma preocupação, conforme revelado por uma pesquisa da Serasa Experian.
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As mulheres são o principal grupo consumidor no Dia das Mães, com forte demanda por roupas, eletrônicos e produtos de beleza ou bem-estar. O público feminino, que corresponde a 66,3% dos consumidores no comércio digital, também é o que mais compra e vende itens online e realiza pedidos de comida.
Entre os homens, as categorias mais consumidas e atividades digitais são apostas esportivas, jogos online e solicitações de cartões de crédito.
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Em relação à classe socioeconômica, a classe A é a que apresenta o maior volume de compras online durante a data comemorativa, notadamente em itens como mantimentos, livros e música, conforme dados exclusivos revelados pela CNN.
Golpes na internet.
As compras online são uma tendência para pelo menos 33,4% dos brasileiros, porém fraudes e golpes online representam um desafio para o setor de e-commerce.
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De acordo com a Serasa Experian, cerca de 48,1% dos consumidores abandonaram uma compra devido à falta de confiança no site ou aplicativo, sendo essa a principal razão, ficando em segundo lugar apenas o custo do frete (75,6%).
Com o crescimento do comércio eletrônico, aumentou também o número de sites fraudulentos, roubo de dados e promoções falsas. O Relatório de Identidade e Fraude indica que pelo menos 51% dos consumidores já foram vítimas de fraudes.
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Fonte: CNN Brasil