Trump sugere que tarifas de produtos chineses podem cair para 80%

As tarifas alfandegárias nos Estados Unidos para produtos originários da Ásia oscilam entre 145% e 245%.

09/05/2025 11h51

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sinalizou que pode diminuir as tarifas sobre produtos chineses para 80%, em antecipação às negociações comerciais previstas para o final de semana entre os dois países.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Tarifas de 80% sobre a China parecem certas!”, Trump escreveu em sua rede Truth Social. Isso implicaria uma redução considerável nas tarifas alfandegárias do gigante asiático, que atualmente estão fixadas em 145% e, para alguns produtos, acumularam valores exorbitantes de 245%.

Trump afirmou que “depende de Scott B.”, referindo-se ao secretário do Tesouro, Scott Bessent, que representará Washington nas negociações a serem realizadas na Suíça neste fim de semana. A delegação chinesa será liderada pelo vice-primeiro-ministro, He Lifeng.

Leia também:

Em sua publicação, Trump não especificou se considera que a tarifa de 80% deve ser a medida final sobre as importações chinesas, caso a guerra comercial termine, ou se seria uma etapa intermediária.

Em outra publicação, anteriormente, o republicano escreveu em letras maiúsculas que “a China deveria abrir seu mercado para os Estados Unidos. Seria ótimo para eles! Mercados fechados não funcionam mais!”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esses comentários ocorrem um dia após Washington anunciar um acordo com o Reino Unido, o primeiro desde que Trump lançou sua guerra tarifária global no mês passado.

Vários governos discutem com os Estados Unidos a possibilidade de reduzir as tarifas, que variam de 10% até 145% incidentes sobre exportações para a China.

O presidente americano declarou que o acordo com Londres representaria o primeiro de diversos e que almeja que as negociações com a União Europeia e a China apresentem resultados positivos em breve.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.