A Fiocruz relata aumento de casos de gripe nas regiões Norte e Centro-Oeste

O InfoGripe destaca o alto volume de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças menores de 2 anos, relacionados ao vírus sincicial respiratório (VSR) em diversas regiões do país.

09/05/2025 13h32

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O boletim semanal da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), divulgado nesta quinta-feira (8), aponta para o crescimento das internações por influenza em diversas localidades do país, com índices moderados a altos de incidência em alguns estados das regiões Norte e Centro-Sul, bem como no Ceará. Os casos estão sendo identificados em jovens, adultos e idosos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O InfoGripe destaca também o grande número de casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) em crianças de até 2 anos, associados ao vírus sincicial respiratório (VSR) em diversas regiões do país.

O relatório indica uma tendência de desaceleração no crescimento da SRAG associada ao VSR em crianças, notadamente na Região Centro-Oeste, onde o aumento de casos começou a ser registrado no final de fevereiro. Esse indicador também foi observado em alguns estados do Sudeste, Norte e Nordeste.

Leia também:

Apesar desse sinal de interrupção do crescimento de SRAG por VSR, a incidência permanece elevada, afirma a pesquisadora do InfoGripe Tatiana Portella.

Mortalidade.

Apesar da baixa incidência de SRAG por Sars-CoV-2 (Covid-19) no país, o vírus tem sido a principal causa de óbito entre idosos nas últimas semanas, seguido pela influenza A. Em nível nacional, observa-se uma desaceleração ou interrupção do crescimento da síndrome entre crianças de até 2 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Nos jovens, adultos e idosos, os novos casos de SRAG permanecem em ascensão, enquanto nos indivíduos de 2 a 14 anos a tendência é de declínio.

Máscaras

Tatiana Portella sugere o uso de máscaras em ambientes fechados e nos postos de saúde. Em caso de sintomas, a recomendação é permanecer em casa, em quarentena. Caso não seja possível, o recomendado é sair de casa utilizando máscara.

A pesquisadora do InfoGripe concluiu pedindo que as pessoas dos grupos que ainda não se vacinaram contra a influenza A se vacinem o mais rápido possível.

Estados e capitais

Conforme a versão mais recente do InfoGripe, 13 dos 27 estados brasileiros registram incidência de gripe em níveis de alerta, risco ou alto risco, com tendência de crescimento em longo prazo: Amapá; Bahia; Ceará; Mato Grosso do Sul; Minas Gerais; Paraná; Pará; Rio Grande do Sul; Rio de Janeiro; Rondônia; Santa Catarina; São Paulo e Tocantins.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.