Lula e outros líderes utilizam símbolo controverso em desfile militar na Rússia

A fita de São Jorge é tradicionalmente utilizada para homenagear soldados falecidos e atos de bravura, contudo, críticos afirmam que Putin a transformou em um símbolo de apoio ao seu governo e à guerra na Ucrânia.

09/05/2025 19h41

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e chefes de Estado de diversos países empregaram um símbolo controverso no peito em celebrações pelos 80 anos da vitória da União Soviética e seus aliados contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A fita de São Jorge apresenta listras em laranja e preto e é utilizada desde os tempos do Império Russo em homenagem a soldados falecidos em combate ou atos de bravura durante guerras.

Recentemente, a fita adquiriu uma forte conotação política, com críticos na Rússia e no exterior acusando o Presidente Vladimir Putin de utilizá-la como um emblema de apoio ao seu governo e à guerra na Ucrânia.

Leia também:

A controvérsia é tão intensa que a fita de São Jorge foi proibida em vários países, sobretudo alguns que antes compunham a União Soviética, devido a ser vista como um símbolo do imperialismo russo.

Na Ucrânia, a fita foi considerada ilegal e indivíduos podem ser presos por utilizá-la, uma vez que isso representaria um apoio explícito ao lado russo no conflito.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de Lula, o presidente da China, Xi Jinping, e vários outros nomes seguiram a sugestão dos organizadores de usar o símbolo.

Diversas ruas de Moscou também foram decoradas com faixas nas cores da faixa de São Jorge. Veteranos de guerra, crianças e apoiadores de Putin também utilizaram o distintivo com orgulho.

Muitos consideram que se trata apenas de um gesto de respeito para homenagear os milhões de mortos em guerras anteriores, notadamente a Segunda Guerra Mundial.

A CNN contatou a assessoria do presidente Lula e espera uma resposta.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.