Peruanos recordam o papa Leão XIV

Latino-americanos expressam boas recordações da relação com o atual Papa.

09/05/2025 20h15

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Antes de ser o papa Leão XIV, Robert Prevost trabalhou como missionário no Peru de 2014 a 2023, atuando principalmente em Trujillo e, em seguida, sendo nomeado bispo de Chiclayo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Suas experiências e o contato com a Igreja Católica da América Latina lhe asseguraram a cidadania peruana em 2015, além de proporcionar boas recordações com os fiéis que compartilhavam o convívio com o atual Papa.

O bispo de Chiclayo relatou que Prevost não demonstrava relutância em auxiliar indivíduos em situação de vulnerabilidade em decorrência das inundações na área.

Leia também:

Durante as épocas chuvosas, nada o impedia. Dois setores nos distritos de Illimo e Pacora foram gravemente afetados pela chuva, quando o rio Leche transbordou, inundando tudo, afirmou Zury Castillo.

Ela saiu dirigindo sua van; não precisava de motorista, apenas carregava sacolas de comida e suprimentos e as distribuía às pessoas que atravessavam as Águas. Nada a impedia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Castillo também afirmou que a comunidade sempre acreditava que, após sua partida do Peru para ser nomeado cardeal e chefiar o dicastério do Vaticano, ele se tornaria papa em algum momento.

Posteriormente, ao ascender à condição de cardeal, informamos-lhe que o próximo passo seria a papado. Ele demonstrava riso e sacudida de cabeça. Contudo, em nossos corações, sentíamos que, após sua partida, ele se tornaria papa, afirmou a secretária da Diocese de Chiclayo.

Rodrigo Cuoto, gerente do restaurante Las Americas, localizado ao lado da Arquidiocese onde Prevost atuava, afirmou que o cardeal frequentemente se refeía no local e compartilhava histórias com ele.

O Papa era nosso vizinho, pois a Arquidiocese ficava bem ao lado (do restaurante). Ele nos dava uma bênção diariamente, e vinha jantar aqui. Nós o servíamos e trocávamos histórias com ele.

Ele era um cliente frequente. Eu o atendia regularmente. Um de seus pratos prediletos era frango frito acompanhado do molho Las Américas, um prato típico do nosso estabelecimento, declarou o gerente.

Atualmente, em frente ao Las Americas, existe uma placa em homenagem ao papa Leão XIV, que indica que o pontífice era frequentador assíduo do local.

Apesar de ter sido eleito na quinta-feira passada (8), Leão XIV será formalmente empossado como papa em 18 de maio, quando celebrará sua missa pública inaugural na Praça de São Pedro, comunicou o Vaticano.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.