Peruanos recordam o papa Leão XIV
Latino-americanos expressam boas recordações da relação com o atual Papa.

Antes de ser o papa Leão XIV, Robert Prevost trabalhou como missionário no Peru de 2014 a 2023, atuando principalmente em Trujillo e, em seguida, sendo nomeado bispo de Chiclayo.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Suas experiências e o contato com a Igreja Católica da América Latina lhe asseguraram a cidadania peruana em 2015, além de proporcionar boas recordações com os fiéis que compartilhavam o convívio com o atual Papa.
O bispo de Chiclayo relatou que Prevost não demonstrava relutância em auxiliar indivíduos em situação de vulnerabilidade em decorrência das inundações na área.
Leia também:

Sisma registrado no Tennessee sentido em grande parte da região sudeste dos Estados Unidos

Cardeal afirma que Papa Leão XIV obteve mais de 100 votos durante o conclave

Lula chega a Pequim para reunião com Xi Jinping
Durante as épocas chuvosas, nada o impedia. Dois setores nos distritos de Illimo e Pacora foram gravemente afetados pela chuva, quando o rio Leche transbordou, inundando tudo, afirmou Zury Castillo.
Ela saiu dirigindo sua van; não precisava de motorista, apenas carregava sacolas de comida e suprimentos e as distribuía às pessoas que atravessavam as Águas. Nada a impedia.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Castillo também afirmou que a comunidade sempre acreditava que, após sua partida do Peru para ser nomeado cardeal e chefiar o dicastério do Vaticano, ele se tornaria papa em algum momento.
Posteriormente, ao ascender à condição de cardeal, informamos-lhe que o próximo passo seria a papado. Ele demonstrava riso e sacudida de cabeça. Contudo, em nossos corações, sentíamos que, após sua partida, ele se tornaria papa, afirmou a secretária da Diocese de Chiclayo.
Rodrigo Cuoto, gerente do restaurante Las Americas, localizado ao lado da Arquidiocese onde Prevost atuava, afirmou que o cardeal frequentemente se refeía no local e compartilhava histórias com ele.
O Papa era nosso vizinho, pois a Arquidiocese ficava bem ao lado (do restaurante). Ele nos dava uma bênção diariamente, e vinha jantar aqui. Nós o servíamos e trocávamos histórias com ele.
Ele era um cliente frequente. Eu o atendia regularmente. Um de seus pratos prediletos era frango frito acompanhado do molho Las Américas, um prato típico do nosso estabelecimento, declarou o gerente.
Atualmente, em frente ao Las Americas, existe uma placa em homenagem ao papa Leão XIV, que indica que o pontífice era frequentador assíduo do local.
Apesar de ter sido eleito na quinta-feira passada (8), Leão XIV será formalmente empossado como papa em 18 de maio, quando celebrará sua missa pública inaugural na Praça de São Pedro, comunicou o Vaticano.
Fonte: CNN Brasil