O Vaticano lança brasão, lema e assinatura de Papa Leão XIV

A Santa Sé reconhece que elementos visuais e espirituais remetem às raízes do Papa na Ordem de Santo Agostinho.

10/05/2025 15h47

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O brasão papal exibe um escudo dividido em duas seções diagonais. No setor superior, sobre um fundo azul, encontra-se um lírio branco, e no setor inferior, sobre um fundo claro, figura o emblema da Ordem de Santo Agostinho: um livro fechado com um coração perfurado por uma flecha, conforme divulgado pelo anúncio oficial da Santa Sé.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esta imagem faz referência direta à experiência de conversão do próprio Santo Agostinho, descrita com as palavras “Vulnerasti cor meum verbo tuo” (“Feriste meu coração com a tua Palavra”).

O lema escolhido pelo Pontífice, “In Illo uno unum”, extraído de um sermão de Santo Agostinho sobre o Salmo 127, onde o santo doutor da Igreja explica que “embora nós cristãos sejamos muitos, no único Cristo somos um”.

Leia também:

“Como se depreende do meu lema episcopal, a unidade e a comunhão fazem parte justamente do carisma da Ordem de Santo Agostinho e também do meu modo de agir e pensar”, disse, em entrevista aos meios de comunicação vaticanos em julho de 2023. “Acredito que é muito importante promover a comunhão na Igreja”. O Papa também ressaltou na mesma entrevista: “Sabemos bem que comunhão, participação e missão são as três palavras-chave do Sínodo. como agostiniano, para mim, promover a unidade e a comunhão é fundamental”.

O papa Leão XIV preserva os elementos essenciais de seu brasão episcopal anterior, indicando continuidade em sua atuação pastoral como líder da Igreja Católica.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.