INSS avalia o uso de agências dos Correios para atender pessoas prejudicadas por fraudes

Plano em avaliação visa possibilitar que os beneficiários do instituto recebam atendimento físico nas unidades dos Correios.

11/05/2025 14h15

1 min de leitura

O governo federal analisa a viabilidade de empregar a estrutura das agências dos Correios para fornecer atendimento presencial a aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que sofreram descontos incorretos em seus auxílios.

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O estudo em questão busca estabelecer um atendimento físico para que esses cidadãos solicitem a restituição dos valores subtraídos de forma irregular dos salários do instituto.

O governo também está buscando maneiras de expandir a estrutura das agências do INSS para atender ao grande número de pessoas que necessitam de atendimento no processo de ressarcimento.

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A definição do formato definitivo da operação será tomada ao longo da semana, durante reuniões que contarão com a participação de representantes do INSS, dos Correios, do Palácio do Planalto e do Ministério da Previdência Social.

Na terça-feira (13) e quarta-feira (14), os beneficiários do INSS poderão verificar se houve descontos em seus benefícios e, na quarta-feira, solicitar a devolução dos valores através do aplicativo Meu INSS.

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Contudo, o governo expressa preocupação com a população que tem dificuldades para acessar a internet ou não possui familiaridade com aplicativos. Alternativamente, o INSS orienta que os segurados entrem em contato com a Central de Atendimento 135.

O INSS já possui parceria com os Correios para a oferta de outros serviços. O atendimento nas agências poderá ser ampliado para atender à nova demanda urgente de ressarcimento.

Em 2024, o Ministério da Previdência, o INSS e os Correios expandiram uma parceria que possibilita aos segurados solicitar o benefício de incapacidade temporária através do sistema Atestmed em cerca de 2,6 mil agências próprias dos Correios distribuídas pelo país.

Essa estrutura já existente poderá ser fundamental para ampliar e descentralizar o atendimento do INSS, principalmente em áreas mais remotas e com menos recursos, onde o acesso à internet ou aos serviços do governo é mais restrito.

Fonte: CNN Brasil

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