Descontentamento na Receita Federal provoca saída de altos executivos

Pelo menos 14 chefes de divisão da Coordenação-Geral de Tributação solicitaram sua renúncia ao órgão do governo.

11/05/2025 18h27

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Pelo menos 14 coordenadores e chefes de divisão da Cosit (Coordenação Geral de Tributação) da Receita Federal decidiram renunciar na quinta-feira (9.mai.2025). As funções estão subordinadas à Subsecretaria de Tributação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As medidas podem atrasar a implementação técnica da reforma tributária. Existe preocupação de que também impactem auditorias fiscais estratégicas e a análise de regimes especiais e benefícios tributários.

Formulário de cadastro.

Leia também:

A Cosit tem entre suas atribuições definir a interpretação oficial da legislação tributária federal, emitir soluções de consulta, pareceres e consolidar a jurisprudência administrativa.

Existem críticas à aplicação do Índice de Eficiência Institucional pelo Comitê Gestor do Programa de Produtividade. Auditores argumentam que a medida levou à diminuição da remuneração de funcionários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O grupo afirma que existem descumprimentos de acordos salariais e a falta de reajuste do salário base em 2025. Auditores consideram essa situação como a maior crise de governança da história recente da Receita Federal.

A manifestação dos auditores da Subsecretaria de Arrecadação do Fisco gerou uma reação. Analistas e coordenadores de áreas operacionais solicitam a revisão imediata da nova regra do bônus de eficiência.

Eles se opõem à resolução (PDF – 177 kB) de 30 de abril, que disciplina os procedimentos de cálculo do valor individual do bônus. A avaliação é de que ocorreu uma ruptura do acordo estabelecido com o governo para o ano de 2024. Demandam um diáimediato com o Ministério da Fazenda.

Auditores fiscais em greve desde novembro de 2024, buscando melhores salários.

A Power360 contatou a assessoria de imprensa da Receita Federal, porém não obteve resposta até a noite de domingo (11.mai). O espaço permanece aberto para manifestação.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.