Trump afirma que reduzirá o preço de medicamentos em até 80%
O presidente dos EUA afirma que emitirá ordem executiva para evitar que medicamentos tenham preços mais altos do que em outros países.

O presidente dos EUA, Donald Trump (Republicano), declarou que assinará uma ordem executiva na segunda-feira (12.mai.2025) com o objetivo de diminuir os preços dos remédios prescritos no país. A redução estimada varia entre 30% e 80%, segundo Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ele anunciou a medida na rede Truth Social neste domingo (11 de maio). O post possui vários trechos com letras maiúsculas e pontos de exclamação.
Trump não detalhou como seria a ordem executiva. Afirmou que o preço de qualquer medicamento nos EUA deverá ser o mesmo do país onde custa menos.
Leia também:

BB, Petrobras e JBS divulgam seus resultados financeiros; veja a lista semanal

A fraude ao INSS “decepcionou” o país e a punição deve ser severa, afirma Haddad

Erro da Dataprev em fraude do INSS revela histórico de fragilidades
O presidente dos EUA afirmou que os norte-americanos pagam mais por medicamentos atualmente devido à transferência de custos de pesquisa pelas indústrias farmacêuticas. “Todos esses custos eram, e seriam, arcados SOMENTE pelos cidadãos da América [Estados Unidos]”, escreveu Trump.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O elevado preço dos remédios nos EUA é resultado do lobby das empresas farmacêuticas, através de doações para campanhas políticas. Ele afirmou que a ordem executiva que assinará é “algo contra o que os democratas lutam há muitos anos”, em referência aos integrantes da oposição ao seu governo.
Os preços dos medicamentos estão aumentando em outros países para compensar a redução nos EUA, segundo Trump, “para trazer JUSTIÇA À AMÉRICA”. Ele finaliza o post com o lema de sua campanha eleitoral: “Make America Great Again”.
Segue a tradução do trecho completo da publicação de Trump no Truth Social:
Por muitos anos, o mundo se questionou por que os medicamentos prescritos e os produtos farmacêuticos nos Estados Unidos eram tão mais caros do que em outros países, às vezes cinco a dez vezes mais caros do que o mesmo medicamento, fabricado exatamente no mesmo laboratório ou fábrica, pela mesma empresa. Sempre foi difícil explicar e muito constrangedor porque, na verdade, não havia uma resposta correta ou legítima. As empresas farmacêuticas diziam, durante anos, que eram custos de Pesquisa e Desenvolvimento, e que todos esses custos eram, e seriam, sem qualquer motivo, arcados somente pelos “otários” da América. Contribuições de campanha podem fazer maravilhas, mas não comigo, e não com o Partido Republicano. Vamos fazer a coisa certa, algo contra o que os democratas lutam há muitos anos. tenho o prazer de anunciar que amanhã de manhã, na Casa Branca, às 9h, assinarei uma das Ordens Executivas mais importantes da história do nosso país. Os preços de medicamentos prescritos e produtos farmacêuticos serão reduzidos, quase imediatamente, de 30% a 80%. Eles aumentarão em todo o mundo para equalizar e, pela primeira vez em muitos anos, trazer JUSTIÇA à AMÉRICA! Eu instituirei uma POLÍTICA DE NÃO MAIS FAVORECIDA, pela qual os Estados Unidos pagarão o mesmo preço que a nação que paga o menor preço em qualquer lugar do mundo. Nosso país finalmente será tratado de forma justa, e os custos com saúde de nossos cidadãos serão reduzidos em valores nunca antes imaginados. Além disso, além de tudo, os Estados Unidos economizarão trilhões de dólares.
Fonte: Poder 360