Proposta de Emenda à Constituição que trata das guardas municipais pode ser votada na semana corrente

Plano contempla a inclusão de guardas municipais e agentes de trânsito entre os órgãos previstos na Constituição como responsáveis pela segurança pública.

12/05/2025 6h15

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A emenda que incorpora as guardas municipais e os agentes de trânsito aos órgãos que compõem a segurança pública ainda deverá passar pela 5ª sessão de discussão em 1º turno no plenário. Na última quarta-feira (7.mai.2025), os senadores aprovaram um requerimento de rito especial para que a proposta seja votada nesta semana.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sob o rito regular, a PEC 37/2022 necessitava de 5 sessões de discussão em primeira votação e 3 sessões em segunda votação, com uma votação final após cada turno.

A iniciativa do senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB-PB) propõe a alteração d Polícia federal; polícia rodoviária federal; polícia ferroviária federal; polícias civis; polícias militares e corpos de bombeiros militares; além das polícias penais federal, estaduais e distrital.

Leia também:

O relator da matéria, senador Efraim Filho (União-PB), considera que “não nos restam dúvidas de que as guardas municipais foram concebidas como polícias municipais [… ] e que sua atuação em reforço à atuação das polícias federais e estaduais contribui para o combate à criminalidade e para a maior proteção da sociedade brasileira”.

O senador Styvenson Valentim (PSDB-RN) já havia apresentado emenda em plenário que compatibiliza a intenção da proposta com a decisão do STF (Supremo Tribunal Federal) em fevereiro deste ano. A emenda permite que os municípios possam renomear suas respectivas guardas como “polícias municipais” ou título equivalente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ser aprovada, uma Proposta de Emenda à Constituição requer o apoio de, no mínimo, 3/5 dos membros de cada uma das Casas do Congresso Nacional, em dois turnos de votação em plenário.

Com informações da Agência Senado

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.