A Rússia acusa a Polônia de “russofobia” em resposta ao fechamento de seu consulado em Cracóvia

O governo polonês acusa a Rússia de ser responsável pelo incêndio em um shopping center em Varsóvia e, por isso, ordenou o fechamento.

12/05/2025 10h37

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O governo russo acusou a Polônia de russofobia nesta segunda-feira (12), após o governo polonês fechar o consulado russo em Cracóvia devido à suposta participação da inteligência russa em um incêndio criminoso no ano anterior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, declarou que a alegação de que Moscou estaria responsável por um grande incêndio em um shopping center de Varsóvia era totalmente infundada.

A Polônia acionou o embaixador russo antes de anunciar o encerramento.

Leia também:

As relações já tensas entre Varsóvia e Moscou elevaram-se a novos patamares desde a invasão da Ucrânia pela Rússia em 2022.

A Polônia alega ter sido vítima de sabotagem, ataques cibernéticos e desinformação russos, em razão de seu papel como centro de assistência a Kiev, afirmações que a Rússia nega.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em outubro, a Polônia anunciou o encerramento do consulado russo em Poznań, em razão de suspeitas de tentativas de sabotagem por parte da Rússia.

A Rússia também fechou o consulado polonês em São Petersburgo em retaliação.

Além de Cracóvia e Poznań, a Rússia possui um consulado em Gdynia e sua embaixada em Varsóvia.

Em março, promotores lituanos acusaram a inteligência militar russa de coordenar um ataque incendiário a uma loja da IKEA em Vilnius, que ocorreu três dias antes de um incêndio em um shopping center na Polônia.

A Rússia negou qualquer envolvimento nos ataques incendiários.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.