Zambelli apresenta nova estratégia para impedir julgamento e garantir condenação à prisão

A maioria na Primeira Turma do STF vota pela condenação da deputada a dez anos de prisão.

12/05/2025 17h31

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A defesa de Carla Zambelli (PL-SP) solicitou ao Supremo Tribunal Federal a suspensão do julgamento que já formou maioria para condenar a deputada federal a dez anos de prisão e a perda do mandato no caso da invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após as manifestações de Alexandre de Moraes (relator), Flávio Dino, Cristiano Zanin e Carmen Lúcia, permanece a manifestação do ministro Luiz Fux. O encerramento do julgamento está previsto para a sexta-feira, 16.

Os advogados afirmam que existe uma proposta de projeto de lei na Câmara para suspender o andamento da ação penal. O assunto ainda não foi analisado, mas, segundo a defesa, isso ocorrerá “em breve”.

Leia também:

A Constituição concede ao Congresso Nacional o poder de interromper processos judiciais contra deputados ou senadores decorrentes de atos cometidos após a posse. Contudo, não há prazo para que a Câmara avalie o projeto de lei.

Na última sexta-feira, 9, os advogados de Zambelli alegaram que um ministro deveria interromper a votação no STF e solicitar mais tempo para analisar os autos. Fux é, assim, o último recurso da deputada para, pelo menos, postergar o encerramento do julgamento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ademais, Zambelli votou pela condenação do hacker Walter Delgatti, que foi julgado com oito anos e três meses de prisão.

Moraes declarou que a conduta prejudicial de uma deputada federal, que atua em representação do povo brasileiro e possui conhecimentos técnicos específicos, causou danos relevantes e duradouros à credibilidade das instituições.

A defesa sustenta que o voto do relator é arbitrário e questiona a realização do julgamento em plenário virtual, e não em sessão presencial.

Fonte: Carta Capital

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.