Enem 2024: Inep publica resultado de justificativa de ausência
Foi exigido o procedimento nos casos em que o candidato foi beneficiado com isenção no ano anterior, porém não realizou as provas.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou na segunda-feira (12) o resultado do pedido de justificativa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os resultados estão disponíveis na Página do Participante. O procedimento foi necessário para os candidatos que foram contemplados com a isenção no Enem 2024, não compareceram aos dois dias da prova e desejaram solicitar a isenção na edição deste ano.
Se a justificativa for recusada, o candidato poderá apresentar recurso até 16 de maio. Da mesma forma que a isenção, o resultado será comunicado em 22 de maio.
Leia também:

O Exame Nacional do Ensino Médio pode ocorrer em data distinta no Pará em razão da COP 30

Fuvest 2026 disponibiliza o período de inscrição para solicitação de isenção da taxa de inscrição

Líder de Tarcísio propõe vedar greves em instituições de ensino superior
Caso o benefício seja indeferido, será preciso arcar com a taxa de R$ 85 para participar do Enem 2025.
Notificação dos resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição.
O Inep também divulgou nesta segunda-feira (12) os resultados dos pedidos de isenção da taxa de inscrição do Enem 2025. A consulta deve ser feita também pela Página do Participante.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
É preciso acessar a plataforma utilizando a conta gov.br.
Após o login, o candidato deve escolher a opção “visualizar a solicitação”. Dessa forma, será possível verificar se o pedido foi aprovado ou não.
Inscrição obrigatória.
Os beneficiários não estão automaticamente inscritos no Enem. É necessário realizar o processo entre os dias 26 de maio e 6 de junho, por meio da Página do Participante.
Os candidatos que:
Quem se habilitou a receber a gratuidade, porém não foi selecionado, poderá apresentar recurso a partir de segunda-feira (12) até o dia 16 de maio. O resultado será divulgado em 22 de maio.
Se a isenção for negada, será preciso pagar a taxa de inscrição de R$ 85.
Fonte: CNN Brasil