Economia Circular Global Registra Queda para 6,9%, Informa Relatório

Os resultados foram apresentados no Fórum Mundial de Economia Circular.

13/05/2025 15h05

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Na terça-feira (13), a Circle Economy divulgou o relatório anual sobre economia circular. Os dados indicam que a circularidade global atingiu 6,9%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apenas 6,9% dos materiais no mundo são secundários, que são os resíduos recuperados após o uso.

Dessa fatia de 6,9%, 49,6% correspondem a resíduos de construção e demolição e 44% a resíduos industriais. Uma parcela menor, que representa 6,4%, são resíduos sólidos municipais e lixos especiais.

Leia também:

A organização calcula a circularidade global desde 2018, com uma taxa de 9,1% na época. O relatório de 2025 foi divulgado na terça-feira (13), durante o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF).

Matthew Fraser, diretor da Circle Economy, declarou que se trata de uma tendência de declínio que é decepcionante.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apenas 11,2% dos resíduos são destinados à reciclagem.

Fraser afirmou que, se todos os materiais pudessesem ser reciclados, o indicador de 6,9% seria de 25%.

O relatório aponta ainda outros dez indicadores. Fraser ressaltou dois: biomassa neutra de carbono e energia de origem fóssil.

Vinvin dados, 21,5% dos materiais representam biomassa neutra em carbono. Este número quantifica a participação de biomassa primária renovável em materiais processados.

Estamos adicionando mais carbono à atmosfera, em vez de removê-lo.

O relatório também indica que 13,3% dos materiais que entram na economia são combustíveis fósseis utilizados para fins energéticos, sendo responsáveis por 20% das emissões de gases do efeito estufa.

Este indicador reflete os vetores de energia provenientes de fontes fósseis, incluindo os derivados de petróleo, carvão e gás natural, que são queimados para a produção de energia.

Esses processos são inerentemente não circulares: à medida que são consumidos, liberam gases de efeito estufa na atmosfera.

Após serem liberadas, essas emissões tornam-se praticamente impossíveis de serem recuperadas ou reutilizadas na velocidade, amplitude e escala exigidas para restringir o aumento da temperatura a 1,5 grau.

Relatório

O Relatório de Lacuna de Circularidade (CGR) de 2025 apresenta os dados mais recentes sobre a circularidade mundial.

Há quase uma década, o CGR tem disponibilizado aos formuladores de políticas, líderes da indústria e defensores as informações essenciais para repensar o uso de recursos em áreas como habitação, mobilidade e nutrição.

O Fórum Mundial de Economia Circular promove a colaboração global para acelerar a transição para uma economia circular, impulsionando a inovação e o desenvolvimento sustentável.

Os resultados foram apresentados no Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF).

O fórum é uma iniciativa do Fundo Finlandês de Inovação Sitra e é organizado em conjunto com a FIESP, a CNI, a ApexBrasil e o SENAI.

Na sua nona edição, o fórum discorre sobre temas importantes de economia circular para a América Latina e para o mundo. O evento será realizado nesta terça-feira (13) e na quarta-feira (14), no Parque Ibirapuera, em São Paulo.

O WCEF 2025 reúne os principais especialistas mundiais para discutir a necessidade urgente de um novo modelo econômico e permite que o setor produtivo compartilhe soluções e estratégias empresariais para essa transição fundamental, incentivando a colaboração internacional.

Novas diretrizes para retrovisores: observe as alterações e evite imprevistos.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.