Pepe Mujica: Revisão do histórico de saúde do ex-presidente do Uruguai

Mujica faleceu, aos 89 anos, na terça-feira (13) devido a um câncer de esôfago.

13/05/2025 17h01

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O ex-presidente do Uruguai José “Pepe” Mujica, falecido aos 89 anos na terça-feira (13), enfrentava um câncer de esôfago desde o ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um dia antes de sua morte, a esposa de Mujica, Lucía Topolansky, informou à jornalista Marcela Demora da rádio uruguaia Sarandí que o marido encontrava-se em estágio terminal e recebia cuidados paliativos.

O médico Topolansky afirmou que, nessa etapa, eles estão tentando mantê-lo sem dor, capaz de dormir e livre de ansiedade, conforme relatado pela jornalista na segunda-feira (12).

Leia também:

“Estou com ele há mais de 40 anos e estarei com ele até o fim; foi o que prometi. O que tentamos fazer é preservar a privacidade da nossa família, mas com um personagem como o Pepe, é meio impossível”, ela acrescentou, de acordo com a jornalista.

Analise o histórico de saúde de Mujica

O ex-presidente do Uruguai anunciou seu primeiro diagnóstico de câncer em coletiva de imprensa, em abril do ano passado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em decorrência da radioterapia utilizada para tratar o tumor maligno, Mujica apresentava “patologia renal” e necessitou de múltiplas internações e cirurgias no último ano.

Em uma entrevista para um veículo uruguaio em janeiro, Mujica anunciou que o câncer havia se disseminado por todo o seu organismo.

O câncer no esôfago está se disseminando no fígado. Não consigo evitar isso com nada. Por que? Porque sou uma pessoa idosa e tenho duas doenças crônicas. Não posso receber tratamento químico ou cirúrgico devido à condição do meu organismo.

Ele detalhou que o tratamento era complexo devido a uma doença imunológica diagnosticada há mais de 20 anos. “Isso impactou, entre outras coisas, os rins, o que gerava evidentes dificuldades para quimioterapia e cirurgia”.

Após 32 sessões de radioterapia para combater o tumor, Mujica anunciou que não realizaria mais nenhum tratamento e revelou que pediu aos médicos que não o fizessem sofrer em detrimento da família.

Mujica aproveitou a entrevista de janeiro para solicitar privacidade: “O que eu peço é que me deixem em paz. Não me peçam mais entrevistas nem nada. Meu ciclo acabou. Sinceramente, estou morrendo.”, declarou na época.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.