Fusca de Mujica já recebeu oferta milionária e poderia estar no Brasil
Ex-presidente do Uruguai possuía Fusca Azul de 1987, que se tornou um símbolo associado à figura política.

O ex-presidente do Uruguai, José Pepe Mujica, faleceu na terça-feira (13). O político exerceu a chefia do executivo uruguaio entre 2010 e 2015 e permanece lembrado por sua simplicidade, recusando diversos benefícios e privilégios da vida política. Uma característica marcante de Pepe Mujica era seu automóvel: um humilde Volkswagen Fusca azul.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O modelo acompanhou o político por décadas. Mujica morreu aos 89 anos, conforme anúncio do atual chefe de Estado uruguaio, Yamandú Orsi. A escolha por um carro antigo e espartano foi um detalhe curioso na vida do político. O Fusca de Pepe era modelo 1987 com motor 1.600 cilindradas refrigerado a ar, com 67 cavalos de potência e torque de 14 kgfm.
O funcionamento básico era associado a uma transmissão manual de quatro marchas. De acordo com informações técnicas da Volkswagen, o veículo atinge uma velocidade máxima de 144 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em aproximadamente 17 segundos. Na época de sua fabricação, apresentava um consumo médio de 7 litros por 100 km em ambiente urbano e 9 litros por 100 km em vias rodoviárias, com um reservatório de 45 litros.
Leia também:

Renault 4 E-Tech é apresentado no Salão de Paris; apresentamos o modelo

Desgaste irregular do pneu: como identificar e o momento ideal para a substituição por segurança

O Papa Leão XIV é visto em um veículo utilitário esportivo híbrido e com um modelo que lembra a “bisneta da Kombi”
Parece provável que o automóvel do ex-presidente foi fabricado no Brasil, embora também seja possível que tenha sido produzido no México. O Fusca foi produzido no Brasil entre 1959 e 1986, além de 1993 a 1996 como o “Fusca Itamar”. No México, o besouro foi produzido entre 1954 e 2003.
Diversos detalhes indicam que o Fusca de Mujica era brasileiro. Entre as evidências, destacam-se o tamanho dos vidros laterais e do para-brisa – ligeiramente menores do que os utilizados no modelo mexicano – e a posição das luzes de seta dianteiras, que no Brasil ficavam sobre os para-lamas, enquanto no México eram incorporadas aos para-choques.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O automóvel de Mujica, no entanto, está registrado como modelo de 1987. A possibilidade é que tenha sido fabricado no Brasil ainda em 1986, exportado para o Uruguai e vendido ali no ano seguinte.
O então presidente uruguaio recebeu, em 2014, uma oferta de US$ 1 milhão de um sheik árabe. Mujica considerou vender o carro e doar o valor a uma instituição de assistência social, mas rejeitou a proposta. O político decidiu manter o veículo como recordação de seu mandato.
Enquanto exercia a presidência, Pepe Mujica participou de uma corrida com um clássico Volkswagen. A ocorrência ocorreu em 2012 no Autódromo Víctor Borrat Fabini, em El Pinar, no Uruguai. O Fusca azul foi identificado com o número #1 na competição de carros antigos.
Em janeiro de 2023, o carro voltou à atenção do noticiário brasileiro, quando Mujica recebeu o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua casa na zona rural de Montevidéu. Na ocasião, o ex-presidente uruguaio ofereceu uma carona ao brasileiro em um Fusca, cena que representou a amizade entre os dois.
Quais são as regras para dirigir sem placa de identificação?
Fonte: CNN Brasil