Uruguai declara luto nacional pelo falecimento de Pepe Mujica

Homenagens ocorrem até a sexta-feira (16.mai), com alterações na agenda oficial e no funcionamento das repartições públicas.

13/05/2025 19h35

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O governo do Uruguai instituiu luto nacional em razão do falecimento do ex-presidente José “Pepe” Mujica, que se estenderá até a quinta-feira (16.mai). A medida terá impacto na agenda pública e no funcionamento de órgãos públicos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O decreto de luto foi assinado pelo ministro do Interior, Carlos Negro, em homenagem à figura do ex-presidente. A decisão segue um protocolo habitual adotado no país em casos de falecimento de ex-governantes. As informações são do El País.

A cerimônia ocorrerá no Salão dos Passos Perdidos, no Palácio Legislativo, sede da Assembleia Geral em Montevidéu, capital uruguaia. O local tradicionalmente recebe cerimônias de grande importância nacional.

Leia também:

O decreto estabelece que, nos dias de luto oficial nacional, a bandeira do Uruguai permanecerá a meia altura em todos os órgãos públicos. Adicionalmente, as despesas com o funeral serão custeadas pelo governo, sob responsabilidade do Tesouro Nacional.

A data e hora exatas do funeral ainda não foram confirmadas. Não há informações sobre quais autoridades internacionais participarão das homenagens ao ex-presidente.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mujica faleceu aos 89 anos, vítima de câncer de esôfago. A doença evoluiu nos últimos meses, restringindo sua participação em eventos públicos.

Ele possuía proximidade com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem compartilhava ideais políticos e realizava encontros regulares.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.