O Brasil não tem receio de competir com os Estados Unidos, tanto em quantidade quanto em qualidade

O presidente afirmou que não tem receio de retaliação dos Estados Unidos devido ao aumento da proximidade entre Brasília e Pequim.

13/05/2025 23h45

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta terça-feira (13) que o Brasil não demonstra receio de competir no mercado chinês com os Estados Unidos, tanto em volume quanto em padrão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O petista afirmou, em entrevista a jornalistas após a agenda na China, que o acordo entre Washington e Pequim pode facilitar a importação de produtos agrícolas americanos para o mercado chinês.

O Brasil não demonstra preocupação, pois os Estados Unidos vendem para a China o que a China necessita adquirir dos Estados Unidos.

Leia também:

O Brasil não tem receio de competir com os Estados Unidos em termos de quantidade e qualidade de seus produtos. Acredito que um aumento na produção e no comércio beneficiaria a todos.

Também em conversas com jornalistas, Lula afirmou não temer retaliação norte-americana devido à maior proximidade que a viagem trouxe entre Brasil e a China.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O encontro, iniciado no sábado (10), gerou anúncios de investimentos de empresas chinesas no Brasil.

“Não é possível que um país do tamanho do Brasil, com a realidade do Brasil, tenha receio de retaliação”, declarou Lula.

O Trump adota as medidas que considera adequadas para os Estados Unidos, e nós tomamos as medidas que acreditamos ser necessárias para o Brasil. É assim que funciona a política, e assim continuará.

Lula acrescentou que o Brasil deseja negociar a questão tarifária com os Estados Unidos, contudo, não excluiu a possibilidade de retaliações ou levar o tema à Organização Mundial do Comércio (OMC).

Brasil pode liderar a transição para o mercado de baixo carbono.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.