A viagem de Lula ao Uruguai atrasará a implementação da reforma do setor elétrico, afirma Silveira

O presidente chinês informou que participará do funeral de Pepe Mujica, que faleceu na terça-feira (13.mai).

14/05/2025 4h51

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
Ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck; o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira; o ministro das comunicações, Juscelino Filho; o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; e representantes dos ministérios da Defesa e da Ciência, Tecnologia e Inovações assinarão Acordos de Cooperação Técnica (ACTs), no âmbito do Programa de Governança e Modernização das Empresas Estatais – Inova. Participam o Ministério de Minas e Energia (MME) -  Empresa Brasileira de Participações em Energia (ENBPar), Indústrias Nucleares do Brasil (INB), Eletronuclear, Nuclebrás Equipamentos Pesados S.A (Nuclep); Ministério das Comunicações (MCOM) - Telecomunicações Brasileiras S.A (Telebrás); Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) - Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec);Ministério da Defesa (MD) - Indústria de Material Bélico do Brasil (IMBEL); Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) - Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP), Companhia de Armazéns e Silos de Minas Gerais (CEASAMINAS), Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB) - Sérgio Lima/Poder360 - 17.dez.2024

O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, informou ao Poder360 que a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no funeral de Pepe Mujica, no Uruguai, atrasará a apresentação da MP (Medida Provisória) que reestrutura o setor elétrico ao Congresso. O uruguaio faleceu na terça-feira (13.mai.), aos 89 anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A proposta do governo é uma das mais esperadas para o ano e foi elaborada nos últimos dois anos. O projeto ampliará a isenção nas contas de luz para 60 milhões de brasileiros que consomem até 80 kWh (kilowatt-hora). O anúncio estava previsto para a quinta-feira (15.mai).

A Medida Provisória também determinará a abertura do mercado livre de energia para consumidores de baixa tensão a partir de 2027 e revisará os subsídios pagos na conta de luz dos brasileiros.

LEIA TAMBÉM:

Lula ficou sabendo do falecimento de Mujica durante sua viagem oficial a Pequim. O presidente manifestou seu pesar pelo ex-presidente uruguaio em sua fala à imprensa sobre os resultados da viagem à China.

O petista estava próximo de Mujica e declarou que o ex-presidente uruguaio “era uma figura muito importante para a democracia, para os setores progressistas da sociedade e para a esquerda”. Durante a entrevista, afirmou que comparecerá ao funeral.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A cerimônia começará na quarta-feira (14 de maio) no Salão dos Passos Perdidos, no Palácio Legislativo, em Montevidéu, capital uruguaia. Lula deve chegar em Brasília na noite do mesmo dia.

A assessoria da Presidência da República informou não ter informações sobre o itinerário ou data da viagem de Lula ao Uruguai.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.