Chile e Uruguai suspendem compra de frango do Brasil devido à gripe aviária
Brasil, China, Argentina e União Europeia já haviam interrompido seus pedidos de aves brasileiras.

O Chile e o Uruguai suspenderam, provisoriamente, as importações de frango do Brasil, após a identificação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma granja comercial de aves.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Argentina, China e União Europeia também já haviam suspenso as compras de aves brasileiras.
A determinação segue protocolos sanitários internacionais estabelecidos entre o Brasil e esses países, que incluem a suspensão automática das compras na identificação de doenças, como a gripe aviária.
LEIA TAMBÉM:
● Fusão entre J&F e Eldorado eleva J&F ao posto de maior grupo empresarial do Brasil
● Brasil e China firmam novos acordos e estabelecem escritório em Pequim
● Cientistas alertam que o país pode conter rápida disseminação da gripe aviária
As exportações de carne de aves do Brasil para esses cinco mercados totalizaram mais de 190 milhões de dólares em abril.
A IAAP já havia sido detectada na Ásia, África e no norte da Europa.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) declarou, em nota, que as ações de controle e erradicação do foco, previstas no plano nacional de contingência, já foram implementadas para extinguir a doença e assegurar a produtividade do setor.
O Ministério também declarou que está conduzindo a comunicação oficial aos integrantes das cadeias produtivas relacionadas, à Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), aos Ministérios da Saúde e do Meio Ambiente, bem como aos parceiros comerciais do Brasil.
A doença não é transmitida para humanos pelo consumo de carne de aves ou ovos. O Mapa indica que não há restrição de consumo.
Fonte: CNN Brasil