Organizações criam selos para identificar plásticos rastreáveis

Selo possibilita o acompanhamento do fluxo do material da fonte dos resíduos até sua reintegração no mercado.

18/05/2025 11h45

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

A ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) e a Abiplast (Associação Brasileira da Indústria do Plástico) lançaram dois selos de rastreamento de materiais plásticos. O lançamento ocorreu durante o encontro Circularidade e Inovação – o Futuro do Conteúdo Reciclado em Produtos Plásticos, evento paralelo oficial do Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF2025), em São Paulo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Selo de Conteúdo Reciclado é destinado a empresas e indústrias que empregam plástico reciclado em seus produtos. Já o Selo de Rastreabilidade é voltado para recicladoras e transformadoras de plástico que desejam oferecer rastreabilidade de seus produtos aos clientes. As empresas interessadas podem já solicitar os selos.

Os selos utilizam a plataforma Recircula Brasil, lançada em 2024 pelas entidades, que possibilita o acompanhamento do ciclo do material desde a origem dos resíduos até a sua reintegração no mercado como novos produtos.

LEIA TAMBÉM:

A plataforma acompanha o percurso dos plásticos reciclados através de notas fiscais eletrônicas. O acompanhamento se estende desde a aquisição dos materiais até a venda dos produtos acabados. Com base nessas informações, o sistema comprova a procedência dos materiais e assegura que o produto contenha plástico reciclado.

A introdução de selos fomenta um ambiente que assegura o acesso a informações confiáveis sobre a cadeia de fornecimento, oferecendo conformidade e segurança jurídica para investimentos e mercados externos, além de agregar valor à resina e aos produtos reciclados. Ademais, os dados agregados são estratégicos para o setor, auxiliando na definição de investimentos e políticas públicas, conforme destacou o presidente executivo da Abiplast, Paulo Teixeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Até a terça-feira (13.mai.2025), a plataforma Recircula Brasil acompanhou o registro de 304 fornecedores de resíduos ou resina plástica com conteúdo reciclado, situados em 11 estados brasileiros, notadamente Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e São Paulo. A plataforma também já identificou aproximadamente 1.500 clientes, distribuídos em 20 estados.

Ao possibilitar a rastreabilidade com verificação independente e a geração de dados confiáveis, o Recircula Brasil oferece segurança jurídica às empresas em cumprimento às futuras exigências de comprovação de índices de reciclagem e de conteúdo reciclado nas embalagens, previstas para a cadeia do plástico. Também garante transparência aos consumidores e, sobretudo, o acesso de produtos brasileiros aos mercados internacionais que executam barreiras não tarifárias, afirmou o presidente da ABDI, Ricardo Capelli.

Com informações da Agência Brasil.

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.