Presidente convoca sessão pública no Supremo Tribunal Federal para discutir emendas constitucionais
O evento foi agendado para o dia 27 de junho.

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), promoveu uma audiência pública para aprofundar o debate acerca das emendas constitucionais e coletivas, buscando reunir contribuições técnicas que auxiliem no julgamento de ações em curso na Corte.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A reunião ocorrerá no dia 27 de junho, no STF.
A discussão se manifesta no âmbito de ações que questionam a maneira de execução das emendas parlamentares, notadamente em relação à transparência e à rastreabilidade.
LEIA TAMBÉM:
● O governo precisará combater para recuperar a confiança do público, segundo Arko
● Alckmin recebe Papa Leão XIV e oferece convite para a COP30
● Moro rejeita pedido de Bolsonaro e prossegue com audiaturas para o dia 19
O intuito do público, conforme o ministro, é obter contribuições qualificadas que auxiliem a Corte a progredir no exame dos processos.
O ministro esclarece que na audiência não serão discutidos questionamentos sobre denúncias, acusações de improbidade, casos de desvio de recursos públicos ou assuntos semelhantes.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Os dados coletados serão encaminhados à Procuradoria-Geral da República e à Advocacia-Geral da União.
Desde o último ano, Dino lidera no STF o debate sobre a necessidade de transparência nas emendas parlamentares, notadamente os repasses que podem ser realizados por Pix.
A sessão será conduzida pelo próprio relator, com o apoio dos núcleos de Solução Consensual de Conflitos (NUSOL) e de Processos Estruturais (NUPEC), ambos do STF.
Entidades e especialistas interessados em participar como expositores devem solicitar inscrição até 10 de junho, de acordo com a previsão do regimento da Corte.
Fonte: CNN Brasil