Samir Xaud é o único nome cotado para assumir a direção da Confederação Brasileira de Futebol

Registrou-se na tarde deste domingo (18.mai) com o apoio de Gilmar Mendes; possui o respaldo de 25 federações e 10 clubes.

18/05/2025 13h53

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Samir Xaud, eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol, apresentou sua candidatura à presidência da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) com o apoio de 25 federações estaduais e 10 clubes, na manhã de domingo (18.mai.2025) na sede da entidade no Rio. O médico infectologista, de 41 anos, será o único concorrente ao pleito que escolherá o substituto de Ednaldo Rodrigues, em 25 de maio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A candidatura de Xaud tornou inviável a de Reinaldo Carneiro Bastos, que tinha o apoio de cerca de 30 clubes e apenas duas federações estaduais. O regulamento eleitoral da CBF exige que o candidato possua o endosso de, no mínimo, 8 federações para inscrição de uma chapa.

Entre as federações, o gestor do Rio Grande do Sul não obteve o apoio de São Paulo e Mato Grosso. Entre os clubes, sua chapa possui o suporte de Amazonas, Botafogo, CRB, Criciúma, Grêmio, Palmeiras, Paysandu, Remo, Vasco e Volta Redonda.

LEIA TAMBÉM:

A consolidação da candidatura só foi possível após alguns clubes e federações mudarem de posição e passarem a apoiá-la. Dentre eles, 3 clubes, que anteriormente haviam assinado notas da LFU (Liga Forte União do Futebol Brasileiro) e da Libra (Liga do Futebol Brasileiro), mudaram de opinião: Amazonas, CRB e Criciúma.

O edital de convocação possibilita a inscrição de chapas até a próxima terça-feira (20.mai.2025). Uma reunião do Conselho Nacional de Clubes está agendada para segunda-feira (19.mai.2025) na sede da confederação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O candidato inicialmente propôs modificar a data da votação para evitar o confronto com a rodada do Campeonato Brasileiro, que ocorre aos domingos. Posteriormente, a CBF autorizou a votação remota, extinguindo a exigência de presença física dos eleitores.

A composição da chapa de Xaud é composta por oito vice-presidentes: Ednailson Leite Rozenha, Fernando José Macieira Sarney, Flávio Diz Zveiter, Gustavo Dias Henrique, José Ivanildo da Silva, Michelle Ramalho Cardoso, Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul e Rubens Renato Angelotti.

Xaud, em discussões iniciais com lideranças, apresentou sugestões acerca de alterações no calendário do futebol brasileiro e de investimentos em arbitragem.

Os defensores de Xaud, que antes eram neutros, passaram a ser conhecidos como “xauds” no âmbito do futebol. Resta apenas uma tentativa judicial de última hora, caso haja, para que ele seja o único candidato na eleição que determinará o próximo presidente da CBF para o período de 2025 a 2029.

Abaixo a lista de clubes e federações que apoiam a candidatura de Samir Xaud.

Clubes:

As federações são:

Fonte: Poder 360

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.