Milei alcança vitória histórica em Buenos Aires e destrói o apoio a Macri

Com mais de 99% das urnas apuradas nas eleições legislativas de Buenos Aires, candidatos ligados ao presidente lideram a disputa, obtendo 30,1% dos votos.

18/05/2025 21h49

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Candidatos apoiados pelo presidente argentino Javier Milei lideram a disputa eleitoral nas eleições legislativas da cidade de Buenos Aires.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com mais de 99% das urnas apuradas, a lista de candidatos de Milei, liderada por seu porta-voz Manuel Adorni, ocupava a primeira posição neste domingo (18) para a legislatura local, com 30,1% dos votos, conforme os resultados oficiais.

“Hoje é um momento crucial para as ideias de liberdade”, afirmou Milei, celebrando o resultado ao lado de integrantes de seu governo.

LEIA TAMBÉM:

Leandro Santoro, apontado como favorito em diversas pesquisas e apoiador do movimento peronista da ex-presidente Cristina Fernández de Kirchner, obteve segundo lugar, com 27,4% dos votos.

Em terceiro lugar, com 15,9%, apareceu a lista conduzida por Silvia Lospennato, candidata do partido PRO, que anteriormente era aliada de Milei e que agora compete com ele pela liderança do campo de centro-direita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A eleição de domingo, que renovou a metade das 60 cadeiras da legislatura da capital argentina, foi considerada o primeiro teste eleitoral relevante para Milei, que assumiu a presidência no final de 2023.

“Não se tratou apenas de uma eleição local”, afirmou Adorni no palco. “Foi uma eleição entre dois modelos… o modelo da casta política, o modelo dos poucos privilegiados, e o modelo da liberdade. E hoje, a liberdade venceu – mais uma vez.”

A gestão de Milei utilizou a eleição local como um pleito sobre os resultados econômicos de seu governo em âmbito nacional, enfatizando a redução da inflação e o primeiro superávit orçamentário da Argentina em 14 anos, conforme apontou Mariel Fornoni, analista política da consultoria Management & Fit.

“Essa é a principal vantagem do governo”, declarou Fornoni.

O resultado em Buenos Aires é visto como um passo importante e um indicativo relevante para as eleições legislativas nacionais de meio de mandato em outubro.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.