Em três semanas, o Congresso recebeu pelo menos 42 projetos relacionados a fraudes no INSS

A maioria das propostas foi apresentada por parlamentares da oposição, incluindo PL e Novo.

19/05/2025 6h39

1 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Em menos de três semanas, o Congresso Nacional recebeu pelo menos 42 novos projetos de lei referentes a fraudes nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As propostas são parte de uma estratégia de deputados e senadores para modificar a legislação que permite descontos automáticos para associações e entidades nos pagamentos de aposentadorias e pensões.

Desde o dia 23 de abril, quando a Polícia Federal e a Controladoria-Geral da União anunciaram operação para investigar as fraudes bilionárias no INSS, 36 projetos sobre o tema foram apresentados na Câmara e outros seis foram protocolados no Senado.

LEIA TAMBÉM:

A maioria das propostas foi apresentada por parlamentares da oposição, incluindo PL e Novo. Além disso, existem projetos de autoria de partidos com representação na Esplanada dos Ministérios, como União, PSD, MDB e Republicanos, e de legendas da base governista, como PT e PSOL.

Confira o ranking de projetos sobre fraudes no INSS.

Alterações na legislação.

A maioria das sugestões propõe a suspensão, ou a proibição dos descontos mensais automáticos relativos a mensalidades de entidades ou associações na folha de pagamento de aposentados e pensionistas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outras sugestões indicam a revisão periódica desses descontos. Adicionalmente, parlamentares propuseram a recuperação dos valores descontados ilegalmente dos benefícios.

Existem iniciativas que modificam o Código Penal, incluindo a tipificação do crime de desconto indevido de parcela de aposentadoria ou pensão e o aumento da pena para estelionato contra idosos.

A lista inclui ainda projetos que estabelecem normas de transparência, controle e proteção aos beneficiários, e que exigem a autorização por escrito dos segurados para a aplicação de descontos nos valores recebidos.

Pacote anticorrupção

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou que dará andamento, nesta semana, à urgência de projetos visando combater fraudes no INSS.

Seguindo e sempre respeitando o regimento da Casa, vamos analisar, reunir e votar tudo o que pode compor um pacote antifraude, afirmou Hugo em publicação no X na terça-feira (20). Os parlamentares devem votar a urgência de um projeto do deputado Sidney Leite (PSD-AM) que sugere a proibição de descontos referentes a mensalidades de associações e outras entidades de aposentados em benefícios previdenciários.

Fonte: CNN Brasil

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.