Irã adverte sobre “sérias consequências” se os ataques em Gaza não acabarem
01/11/2023 às 14h55
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, alertou nesta quarta-feira (1º) sobre as “duras consequências” que podem ser impostas a Israel se os ataques continuarem na Faixa de Gaza. O aviso é o mais recente de uma série de declarações do país que apoia o Hamas em Gaza e milícias em outras partes da região.
“Ele afirmou em Ancara, capital da Turquia, que se não houver um cessar-fogo imediato na Faixa de Gaza e os ataques rápidos dos EUA e do regime sionista continuarem, haverá consequências graves.”
Os EUA e Israel atacaram milícias apoiadas pelo Irã em diferentes locais, em resposta a recentes ataques não provocados. Isso tem gerado preocupações sobre a possibilidade de um conflito mais amplo após os eventos na região de Gaza.
Durante uma entrevista coletiva com seu colega da Turquia, Amirabdollahian não deu informações específicas sobre os planos do Irã.
O país afirma apoiar o Hamas, mas não participou do ataque realizado pelos militantes a Israel no mês passado. Irã e Turquia também criticaram o bombardeio subsequente de Gaza por Israel.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
Amirabdollahian disse que o presidente do Irã, Ebrahim Raisi, planeja visitar a Turquia em breve.