Pacheco cancela o envio de indicações para o STJ e solicita investigação sobre a única mulher sugerida na lista, por suspeitas de favorecimento - ZéNewsAi

Pacheco cancela o envio de indicações para o STJ e solicita investigação sobre a única mulher sugerida na lista, por suspeitas de favorecimento

02/11/2023 às 3h12

Por: José News

Imagem PreCarregada

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, parou de enviar os nomes aprovados pela Casa para ocupar vagas no STJ por causa de suspeitas de favorecimento à advogada Daniela Teixeira, indicada por Lula.

A informação foi revelada pelo jornal “O Globo” e confirmada pela CNN.

A CNN apurou que o Palácio do Planalto já havia programado a publicação da nomeação dela como ministra do tribunal no Diário Oficial da União, mas também suspendeu a edição a partir da decisão de Pacheco.

A Advocacia do Senado está investigando se houve algum problema porque a Mesa Diretora do Senado enviou apenas o nome de Teixeira à Presidência da República, apesar de dois outros indicados ao STJ, os desembargadores Teodoro Silva Santos (Ceará) e José Afrânio Vilela (Minas), terem sido aprovados na mesma sessão do Senado.

O suposto favorecimento se daria porque, ao ser nomeada primeiro, Teixeira poderia ser favorecida pelo critério da antiguidade no STJ.

Leia também:

De acordo com as regras da Corte, a antiguidade dos ministros é baseada na ordem de posse, nomeação e idade. Isso determina as prioridades nas sessões, distribuição de tarefas, revisão dos processos, substituições e outras questões legais ou regimentais.

Caso a posse dos três acontecesse no mesmo dia ? como era a previsão ?, a data da nomeação passaria a ser o critério usado para determinar a antiguidade no STJ. É a partir da antiguidade, por exemplo, que se define a presidência na Corte.

Pacheco decidiu não enviar o nome de Teixeira para a Presidência, mas isso não cancela a votação que aprovou sua indicação ao STJ. Lula indicou três candidatos, que foram sabatinados e receberam aprovação do Senado no dia 25.

Daniela Teixeira, que está sendo procurada, informou que não irá dar declarações.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.