30 casos de intoxicação alimentar foram relatada por atletas de Jogos Escolares

Desde o início dos jogos, pelo menos 30 participantes apresentaram problemas de saúde devido a intoxicação alimentar.

04/11/2023 1h00

2 min de leitura

Imagem PreCarregada
(Imagem de reprodução da internet).

Desde o início dos Jogos Escolares Brasileiros (Jebs), pelo menos 30 participantes teriam notificado o início de uma intoxicação alimentar. O evento, que reúne cerca de 6.100 atletas e 1.120 técnicos, teve início em 26 de outubro. O Metrópoles apurou que os dois primeiros casos de intoxicação foram notificados em 29 de outubro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O número de casos teria aumentado a cada dia. No início desta semana, quantidade de pessoas que relataram o mal-estar chegou a 12 e, nesta sexta-feira (3/11), está em 30.

Os Jebs são eventos que acontecem em vários clubes e escolas do Distrito Federal. A comida servida no evento é preparada no Clube da Associação dos Servidores da Câmara dos Deputados (Ascade), mas é fornecida por uma empresa especializada.

Leia também:

As competições são disputadas por atletas com faixa etária de 12 a 14 anos, matriculados em instituições de ensino públicas e privadas. O evento tem apoio dos governos local e federal.

A Confederação Brasileira do Desporto Escolar, que está organizando o evento, ainda não respondeu sobre os casos. O espaço está disponível para mais informações.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Sem licenciamento

A Secretaria de Saúde informou que ainda não foi feito o processo de liberação para que os serviços de alimentação e de urgência e emergência funcionem nos Jebs.

A Vigilância Sanitária não recebeu em tempo hábil os planos de trabalho das referidas áreas. No DF, a licença para eventos deverá ser requerida à administração regional da área de realização do evento com antecedência mínima de 30 dias.

Depois, a administração regional deverá instruir o processo destinado a concessão da licença de funcionamento com manifestação dos órgãos ou entidades de fiscalização, segurança pública e prevenção contra incêndio e pânico.

A Vigilância Epidemiológica recebeu notificação de 30 casos de intoxicação e está investigando esses casos. Solicitamos informações às delegações. Até agora, não há casos graves, apenas casos de diarreia sem febre, de acordo com as informações coletadas.

A Vigilância Sanitária vai visitar o local em breve e, por enquanto, a cozinha não será fechada.

Já a Administração Regional do Plano Piloto informou que recebeu apenas solicitação para abertura do Jebs, que não foi aprovada devido a falta de documentação.

reescreva o texto a seguir para torná-lo mais simples, claro e sem alterar palavras iniciadas com letra maiúscula.

O procedimento cirúrgico para o tratamento da apendicite consiste na remoção do apêndice inflamado através de uma incisão no abdômen o qual é fechado com sutura após a remoção. A anestesia utilizada pode ser tanto a geral quanto a local, dependendo das características do paciente e da gravidade do caso. O pós-operatório envolve repouso, uso de analgésicos e acompanhamento médico para verificação do progresso da recuperação,

Ative nossas Notificações

Ative nossas Notificações

Fique por dentro das últimas notícias em tempo real!

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.