Outros 599 estrangeiros conseguem sair de Gaza; na 4ª lista divulgada, não há brasileiros autorizados a sair
04/11/2023 às 5h12
A quarta lista de estrangeiros autorizados a sair da Faixa de Gaza foi divulgada neste sábado (4) pela embaixada do Brasil na Palestina. Brasileiros não foram contemplados e devem aguardar nova lista pelo quarto dia consecutivo.
De acordo com o embaixador Alessandro Candeas, a nova lista contém cidadãos de diferentes países, incluindo 386 dos Estados Unidos, 112 do Reino Unido, 51 da França e 50 da Alemanha.
Até agora, cerca de 2.226 pessoas receberam permissão para sair de Gaza através da passagem de Rafah, na fronteira com o Egito.
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou na sexta-feira (3) que o chanceler israelense, Eli Cohen, deu garantias de que os brasileiros sairão da Faixa de Gaza até a próxima quarta-feira (8).
Os 34 brasileiros não estavam na última lista divulgada na sexta-feira, que autorizava a saída de estrangeiros de Gaza.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
Brasileiros devem sair de Gaza até quarta-feira (8), afirma o ministro.
O ministro declarou que os brasileiros precisam sair de Gaza antes de quarta-feira. Está é a informação veiculada no programa CNN Prime Time.
“Ele me garantiu que, até quarta-feira, todos os brasileiros em Gaza poderão sair através da passagem de Rafah. Além disso, as embaixadas do Brasil em Ramallah e no Egito já providenciaram o acesso até o aeroporto, onde o avião da Força Aérea Brasileira os trará de volta ao Brasil”, explicou Vieira, acrescentando que pode haver uma antecipação.
“Eu fiquei sabendo disso hoje, após alguns dias de negociação. Uma pessoa importante do governo de Israel me deu essa boa notícia.”
Ainda de acordo com o chanceler brasileiro, as tratativas também incluem o ministro das Relações Exteriores do Egito, Sameh Shoukry.
“Ele me disse que o governo do Egito está dando máxima prioridade. Assim que os documentos forem liberados na passagem de Rafah, os 34 brasileiros serão autorizados a passar e receberão todo o apoio necessário para seguir para o aeroporto e embarcar diretamente para o Brasil”, explicou.
Este texto foi publicado por Gustavo Zanfer, baseado nas informações de Teo Cury e Douglas Porto.