Depois de quase dois dias, 800 mil pessoas em São Paulo ainda estão sem luz
05/11/2023 às 16h12
Cerca de 800 mil moradores permanecem sem luz neste domingo (5) em São Paulo, após danos provocados pelas fortes chuvas que atingiram a capital paulista na tarde de sexta-feira (3). A falta de energia dura quase dois dias.
A Enel Distribuição São Paulo informou que, desde sexta-feira, um total de 2,1 milhões de clientes foram afetados. A empresa está trabalhando para restabelecer gradualmente o serviço, priorizando os casos mais críticos, como os que envolvem serviços essenciais.
Os impactos são significantes, principalmente nas áreas sul e oeste. Exemplos de bairros afetados são Morumbi, City América, Paraíso, Rio Pequeno, Santo Amaro, Vila Romana, Campo Belo e Butantã.
De acordo com a empresa, a previsão é de que a distribuição de energia seja restabelecida até terça-feira (7).
Mesmo assim, a Enel assegurou que manterá o fornecimento de energia em todas as escolas onde ocorrerão as provas do Enem nesta tarde.
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A empresa informou que suas equipes trabalharam durante a madrugada para garantir o fornecimento de energia em todas as escolas onde será aplicado o Enem.
A maioria das unidades já está conectada à rede da distribuidora, e algumas escolas têm geradores extras. Os equipamentos fornecidos pela Enel e pela Prefeitura de SP foram colocados em lugares específicos para garantir a realização dos exames.
Falta de água
Em entrevista na tarde de sábado (4), o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), afirmou que 1,5 milhão de pessoas estão sem água.
O governador atribui a interrupção no abastecimento à falta de energia, que está impedindo o funcionamento de bombas e de estações de tratamento e elevatórias.
“É importante ter energia elétrica para podermos restabelecer o fornecimento de água e solucionar essa situação”, disse o governador.
Tarcísio informou que foi criado um gabinete de crise para estabelecer diálogo com as concessionárias de energia. Entre as principais cobranças do governo do estado está a comunicação clara das empresas com os clientes.