Primeiro dia do Enem 2023 tem questões sobre Caetano, ditadura, Palestina e diversidade - ZéNewsAi

Primeiro dia do Enem 2023 tem questões sobre Caetano, ditadura, Palestina e diversidade

05/11/2023 às 22h36

Por: José News

Imagem PreCarregada

Neste domingo (5/11), cerca de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para fazer o Enem. Foram aplicadas provas de linguagens, ciências humanas e uma redação com o tema: “Desafios para enfrentar a invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher no Brasil”.

Cada prova tem 45 perguntas escolha múltipla. Os participantes tinham 5 horas e 30 minutos para responder às perguntas. Os locais de prova abriram às 12h e fecharam às 13h. As provas começaram às 13h30 e terminaram às 19h, horário de Brasília.

As questões deste primeiro dia de prova envolveram temas como a Palestina, desigualdades como machismo e racismo, inclusão e diversidade, preconceito linguístico, ditadura militar e mudanças climáticas.

Os escritores Itamar Vieira Júnior e Conceição Evaristo também foram citados, assim como a música Alegria, alegria, de Caetano Veloso. O educador Paulo Freire, forte alvo de críticas por parte de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), também esteve entre os temas abordados pelo Enem.

A questão sobre interpretação falou sobre a história da Palestina e mencionou a Declaração Balfour, que ajudou a criar o Estado de Israel. Os candidatos deveriam indicar qual foi o objetivo desse texto, que permitiu a criação de um território palestino para os judeus.

Leia também:

O racismo foi abordado em questão que trazia um cântico da torcida do Fluminense contra flamenguistas, com o termo “mulambo imundo”. Outro tema que apareceu na prova deste ano foi a presença da mulher na sociedade, com enunciados sobre o reconhecimento do trabalho da arquiteta Lina Bo Bardi, que projetou o Museu de Arte de São Paulo (Masp); lei Maria da Penha e a economia do cuidado, tema da redação.

As provas de ciências da natureza e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias serão aplicadas no próximo domingo, 12 de novembro. A divulgação do gabarito do Enem está prevista para 24 de novembro, com resultados oficiais em 16 de janeiro de 2024.

Utilizamos cookies como explicado em nossa Política de Privacidade, ao continuar em nosso site você aceita tais condições.