O Google pode estar pagando aos fabricantes para encorajar atualizações do Android
07/11/2023 às 17h36
O Google pode estar pagando aos fabricantes de celulares Android, como a Samsung, para que eles forneçam mais atualizações do sistema operacional em seus dispositivos.
O assunto surgiu durante um julgamento antitruste nos Estados Unidos em que a gigante das buscas estava envolvida, segundo o SamMobile nesta segunda-feira (6).
Na semana passada, ficou conhecida a estratégia do Google para garantir que seu mecanismo de busca seja o padrão em smartphones de várias marcas, incluindo a Apple. Agora, foi revelado que essa mesma estratégia é usada para encorajar a atualização de dispositivos.
Segundo o CEO do Google, Sundar Pichai, durante um depoimento no tribunal, uma parte do dinheiro enviado aos fabricantes é destinada a garantir um maior número de atualizações do software.
“É necessário mais esforço para desenvolver a próxima versão e as atualizações são caras… então, às vezes, elas fazem concessões”, disse o executivo, conforme a publicação.
Leia também:
3 Aplicativos Essenciais para Prevenir o Superaquecimento em Dispositivos Android
Como Encontrar Jogos e Aplicativos de Origem Desconhecida para Android com Segurança
O Android Esquenta Muito? Descubra Como Resolver de Forma Eficiente
Pichai disse que a empresa paga dinheiro para marcas como Samsung, HTC e Motorola lançarem atualizações do sistema em seus produtos regularmente. A quantia mencionada no depoimento se refere ao ano de 2021.
Samsung muda política de atualizações
A Samsung mudou sua forma de atualizar o Android recentemente, melhorando muito. Agora, em alguns aparelhos, é possível receber até cinco grandes atualizações do sistema, além das atualizações de segurança mais recentes.
A Samsung tem se tornado uma das melhores fabricantes de smartphones quando se trata de oferecer rapidamente as novas atualizações.
Como lembra a reportagem, ela fornece atualizações de segurança mais rápidas do que o próprio Google para os telefones Pixel, em certas ocasiões.
Não se sabe se a mudança está relacionada com a divisão de receitas mencionada no julgamento das gigantes de tecnologia nos Estados Unidos, porque outras marcas não oferecem tantas atualizações como a Samsung, mesmo recebendo pagamento por isso.