Como ativar a inteligência artificial do Google na busca?
09/11/2023 às 13h12
O Google trouxe uma nova forma de fazer pesquisas que usa inteligência artificial. A partir de quarta-feira (8), usuários no Brasil também podem usar esse recurso para buscar informações e obter um resumo organizado por tópicos, juntamente com links úteis e sugestões de perguntas relacionadas.
Essa novidade utiliza inteligência artificial para tornar mais fácil e rápido obter informações a partir dos resultados da pesquisa. Mas, é importante destacar que estamos nos referindo à Experiência de Pesquisa Generativa (SGE) do Google, e não ao Bard.
Continue lendo e entenda como habilitar a Inteligência Artificial do Google no seu buscador em 3 passos.
Acesse o site oficial do Google Search Labs.
Quando você abrir o Search Labs no seu computador usando o navegador Chrome, o site vai pedir para que você faça o login com o seu e-mail do Google. Isso é necessário para testar a nova tecnologia de busca e enviar feedbacks.
Ative a opção dentro da caixa onde aparece a frase “Selecione a SGE”.
A próxima tela mostrará o SGE, uma ferramenta que ajuda o usuário. Ele foi criado para facilitar o aprendizado rápido sobre vários temas e acompanhar as novidades de forma mais ágil.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Falha no Microsoft Edge permitia adicionar extensões ruins sem autorização.
Google lança novas funções de busca no Chrome; confira informações
Para ativar a SGE e vê-la nos resultados do Google, marque a caixa de seleção antes de clicar em “Teste um exemplo”.
SGE é uma inteligência artificial generativa utilizada no mecanismo de pesquisa do Google.
3. Pesquise sobre o assunto que desejar na caixa de busca
Por exemplo, se você procurar sobre “qual a melhor idade para aprender um novo idioma”, a IA irá resumir as principais informações, fornecer links de sites que falam sobre esse assunto e sugerir outras perguntas relacionadas ao aprendizado de idiomas.
Entretanto, o Google informa que a IA não irá fornecer resumos de assuntos sensíveis, como perguntas sobre sexualidade ou problemas de saúde. Você também pode ativar a SSE buscando pelo ícone de um tubo de ensaio na página do Google.
Por enquanto, a experiência de IA generativa e o Search Labs estão disponíveis apenas no navegador Chrome para desktop. O acesso será ativado gradualmente no aplicativo Google para dispositivos Android e iOS na próxima semana.
A SGE é diferente do Bard, um chatbot com inteligência artificial. A SGE é uma ferramenta de IA generativa integrada à seção de Busca do Google, ativada pelo Search Labs.