A avó de uma brasileira está na lista para sair da Faixa de Gaza, afirmam informantes
10/11/2023 às 5h00
A avó de Shahed Al-Banna, jovem de 18 anos que está na Faixa de Gaza com seus familiares em meio à guerra entre Israel e Hamas, recebeu autorização para deixar o território palestino, de acordo com fontes do Itamaraty.
O nome da avó da moça não estava na primeira lista divulgada na quinta-feira (9) que autorizava 33 brasileiros e seus familiares a atravessarem a fronteira entre Gaza e Egito por Rafah.
O governo brasileiro afirmou que a avó pode ter sido excluída por engano e que estavam em andamento tentativas para incluí-la.
O governo brasileiro pediu a repatriação 34 civis. A primeira lista de brasileiros de dupla nacionalidade e palestinos autorizados a entrar no Brasil, com 33 nomes, foi adiantada pela analista Jussara Soares.
Agora, com a vó de Shahed Al-Banna, 34 pessoas devem deixar Gaza e partir para o Brasil.
Leia também:
BC Alerta: Exposição de Dados Afeta 8 Mil Chaves Pix do BTG Pactual
Bukele afirma que resultados das eleições marcam história e sugere um partido único
Mais de 900 mil pessoas na Califórnia estão sem energia devido a inundações
Uma brasileira em Gaza está testemunhando os bombardeios e contando sobre uma situação muito tensa.
Falamos com pessoas que estão ajudando a trazer o grupo de volta ao país e explica como será realizada a operação para tirá-los da área de conflito.
Existem brasileiros em duas cidades palestinas diferentes: 18 estão na cidade de Rafah, que está na fronteira entre a Faixa de Gaza e o Egito; e 16 estão em Khan Yunis.
A aeronave da Presidência da República designada para resgatar os brasileiros está no Cairo, capital do Egito. O avião foi autorizado pelo governo egípcio a pousar no aeroporto de Al-Arish, que vem sendo utilizado quase que exclusivamente como reduto de ajuda humanitária internacional.
No local, um avião da Força Aérea Brasileira (FAB) com médico, enfermeiro e psicólogo estará pronto para receber o grupo. Veja como os brasileiros serão retirados da Faixa de Gaza.
No último dia 9, foi informado que o grupo de brasileiros conseguiu permissão para sair da Faixa de Gaza.
Após a informação ser divulgada, ela foi confirmada pelo Itamaraty, que, em comunicado, afirmou que o ministro das Relações Exteriores de Israel, Eli Cohen, “assegurou” ao ministro Mauro Vieira “que brasileiros e familiares estarão na lista de estrangeiros.
As autoridades brasileiras estão trabalhando com a previsão de a aeronave da Presidência da República deixar o Egito rumo ao Brasil no sábado (11).
A previsão é que cheguem a Brasília no domingo de manhã (12). No caminho, irão parar em três locais: Roma, na Itália; Las Palmas, na Espanha; e Recife, no Brasil.
O grupo de brasileiros está dividido entre duas cidades palestinas: 18 na cidade fronteiriça de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito; e 16 em Khan Yunis.
Duzentas e noventa e cinco pessoas de diferentes nacionalidades foram contempladas.
Até o momento, aproximadamente 4.027 pessoas foram autorizadas a deixar a Faixa de Gaza:
Lula vai se reunir com brasileiros na Base Aérea de Brasília.
O presidente Lula (PT) vai receber os brasileiros que estão vindo da Faixa de Gaza na Base Aérea de Brasília.
Segundo funcionários, Lula já tinha dito que faria o gesto antes mesmo de confirmarem que o Brasil estará na lista de países autorizados a trazer seus cidadãos de volta, que será divulgada na sexta-feira.
Durante as negociações diplomáticas intensas para que o grupo saísse da região de conflito entre Israel e Hamas, Lula ligou para os brasileiros em Gaza e prometeu trazê-los de volta ao Brasil.
Lula também conversou com os presidentes de Israel, Egito e Autoridade Palestina para garantir a segurança dos brasileiros que queriam deixar a região.