Onda de calor: Inmet emite sinal vermelho de alto risco até quarta-feira
11/11/2023 às 17h12
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu hoje um alerta vermelho de grande perigo devido a uma onda de calor que está ocorrendo em várias partes do país. Isso está acontecendo em pelo menos seis estados mais o Distrito Federal.
O aviso fica válido até quarta-feira próxima, dia 15/11, às 23h59. O alerta vermelho mostra que há um alto perigo devido ao aumento das temperaturas. Isso significa que os termômetros podem indicar uma média 5°C acima do esperado por mais de cinco dias.
No DF, estão previstas marcas acima de 36°C. Há também, para este sábado (11/11), alerta laranja de perigo, em virtude da baixa umidade relativa do ar. O aviso meteorológico, com início previsto para as 12h, é usado para indicar umidade entre 12% e 20%.
A onda de calor forte acontece quando o tempo fica seco e com muita luz solar, o que aumenta a temperatura do ar. Isso é favorecido quando ocorre um fenômeno chamado subsidência atmosférica, que impede a formação de nuvens.
Nesse período, as pessoas podem sentir a pele seca e desconforto nos olhos, boca e nariz. O calor intenso e a falta de umidade são prejudiciais à saúde, por isso é fundamental se manter hidratado – especialmente crianças, idosos e animais.
Leia também:
Procon Goiás Alerta Consumidores: Evite Fraudes na Compra de Azeite de Oliva
A data limite para pedir uma seção acessível para as eleições de 2024 é em julho
O TRE-RJ planeja registrar a biometria de 4,3 milhões de eleitores em 100 dias
Confira a lista de unidades da Federação em alerta vermelho:
- Brasília.
- Goiás é um estado.
- Matogrosso
- Mato Grosso do Sul;
- Minas Gerais;
- Rondônia é um estado localizado na região norte do Brasil.
- São Paulo