Os gabaritos oficiais do Enem sairão na terça-feira (14/11)
13/11/2023 às 0h36
O ministro Camilo Santana da Educação disse hoje que os gabaritos das provas do Enem serão divulgados nesta terça-feira.
Inicialmente, a previsão era de que o resultados das questões fosse divulgado apenas em 24 de novembro.
O ministro anunciou que o Inep vai antecipar a divulgação do gabarito oficial das provas do dia 5 e do dia 12 para por volta das 19h.
O Enem finalizou a última etapa do ano neste domingo. Foram mais de 3,9 milhões de inscritos nesta edição, 38,1 mil deles tendo solicitado atendimento especializado.
Mais de 2,6 milhões de alunos, o que representa mais de 68% dos inscritos, compareceram no segundo dia de prova, de acordo com informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC) hoje à noite.
Leia também:
Procon Goiás Alerta Consumidores: Evite Fraudes na Compra de Azeite de Oliva
A data limite para pedir uma seção acessível para as eleições de 2024 é em julho
O TRE-RJ planeja registrar a biometria de 4,3 milhões de eleitores em 100 dias
No segundo dia do Enem deste ano, houve mais estudantes faltando às provas em comparação ao ano passado. Em 2023, um total de 1,2 milhão de alunos não compareceu, o que representa um aumento de 139 mil em relação a 2022.
No total, estudantes de 1.750 cidades fizeram o exame em 9,3 mil lugares. No segundo dia, 2.217 candidatos foram eliminados e 859 tiveram problemas logísticos.
Reavenstimento
Se os participantes tiverem problemas de logística durante a aplicação das provas ou adoecerem com uma das doenças listadas no edital na semana que antecede o primeiro ou o segundo dia do exame, eles podem pedir para fazer a prova novamente.
O período para pedir a reaplicação da prova começa amanhã, segunda-feira (13/11), e vai até sexta-feira (17/11). Os candidatos devem fazer a solicitação através da Página do Participante do Enem.
As provas serão reaplicadas nos dias 12 e 13 de dezembro.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)
O Enem tem como objetivo a avalição do desempenho estudantil, e possibilita o ingresso em diversas instituições de ensino superior espalhadas pelo país, além de ser usado como critério de seleção no Programa Universidade para Todos (ProUni).
O exame iniciou em 1998 e as provas são feitas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), que está ligado ao Ministério da Educação (MEC).
No domingo (12/11), a prova avaliou conhecimentos em ciências da natureza e exatas. Foram 90 questões no total.
No domingo passado (5/11), o exame incluiu as áreas de linguagens e ciências humanas, além da redação que abordou o tema “Desafios para resolver o problema da falta de reconhecimento do trabalho de cuidado feito pelas mulheres no Brasil”.