O preparo para acelerar o pagamento de emendas está em processo no Palácio do Planalto, além da avaliação para a antecipação do pagamento de benefícios como método para reforçar o pacote de socorro ao Amazonas. A forte estiagem é um desafio que o Estado está enfrentando. A seca já está interferindo no acesso à água e alimentos para aproximadamente 100 mil indivíduos.
A ideia é que o Executivo autorize emendas que possam ser revertidas em ações de auxílio à população amazonense. O governo já trabalha num cronograma, num movimento apoiado pela bancada de parlamentares do Estado.
O governador do Amazonas, Wilson Lima, afirmou à CNN que o estado aguarda também o anúncio da antecipação do pagamento de benefícios, como Bolsa Família e seguro-defeso, destinados aos pescadores.
Segundo ele, também foi encaminhado pleito para que haja perdão de dívidas do Pronaf (Programa de Fortalecimento da Agricultura Familiar).
O governo federal anunciou na noite de terça-feira, 26, criação de uma força-tarefa para auxiliar o Amazonas, com a contratação de dragagem em rios, compra de cestas básicas e água e apoio para combater queimadas.