O júri do Caso Zaira foi cancelado no início da tarde de terça-feira (3), após a defesa do réu Pedro Inácio Araújo ter abandonado o Plenário do Fórum Miguel Seabra Fagundes, em Natal. Com a saída da defesa, o Conselho de Sentença foi dissolvido e a sessão do júri deverá ser remarcada.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
A defesa do réu sustentou cerceamento de defesa, em razão de interrogações rejeitadas pelo presidente da sessão e consideradas essenciais para sua argumentação. O Ministério Público, por sua vez, argumentou que tais perguntas poderiam comprometer a dignidade da vítima.
Após o encerramento da sessão, o Ministério Público solicitou que sejam cobertos os custos da realização do julgamento, com o objetivo de buscar eventual reembolso pela defesa do réu.
LEIA TAMBÉM!
A PRF/RN realizará um segundo leilão de veículos do ano de 2025
Tribunal julga culpada empresa do setor atacadista por realizar divisão de contas de cartão de crédito sem permissão no Rio Grande do Norte
Rio Grande do Norte apresenta redução de cerca de 18% nos casos de homicídio doloso durante o ano de 2023
Com júris concluídos até o mês de dezembro de 2025, a 2ª Vara Criminal de Natal deverá remanejar outras sessões para realizar um novo julgamento neste mesmo ano.
O caso permanece sob sigilo judiciário.
Zaira Cruz, aos 22 anos, foi encontrada morta em 2 de março de 2019, na sexta-feira de Carnaval, no município de Caicó. O policial militar Pedro Inácio Araújo é acusado de estupro e homicídio da vítima.
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
O processo perseguiu-se inicialmente na 3ª Vara da Comarca de Caicó, contudo, a defesa requereu e recebeu o desaforamento para Natal, justificando-o pela dúvida acerca da imparcialidade do júri na região do Seridó, em razão da repercussão do caso. O processo possui 7 mil laudas.
Devido à natureza sigilosa do processo e para proteger a dignidade da vítima e demais informações sensíveis, o acesso à audiência estava restrito aos familiares da vítima e do réu.
Para o julgamento, foram considerados 22 depoimentos, incluindo o do réu e dos testemunhas de defesa e acusação. A previsão é que o júri seja encerrado na próxima sexta-feira (6).
Fonte por: Tribuna do Norte
